Cirurgia periodontal

Cirurgia Periodontal: Preparação, O Que Esperar E Recuperação

As doenças periodontais, quando não tratadas, podem se agravar e até gerar danos irreversíveis. Em alguns casos, o quadro pode ser tratado através da cirurgia periodontal, devolvendo a estética do sorriso facial e eliminando o desconforto.

Neste artigo, você saberá tudo sobre este procedimento, desde os cuidados necessários no pré-operatório até as medidas que devem ser tomadas no período de recuperação. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

O que é a cirurgia periodontal?

Trata-se de uma das medidas terapêuticas utilizadas no tratamento da doença periodontal, que pode envolver ou não procedimentos não cirúrgicos (raspagem) e terapia de suporte. O objetivo é preservar os dentes.

Ainda, a cirurgia periodontal é realizada quando, após a conclusão da abordagem não cirúrgica, os exames indicam a presença e a gravidade de sequelas causadas pela infecção nos tecidos. 

De modo geral, as técnicas cirúrgicas visam eliminar ou reduzir a bolsa infectada que não respondeu ao tratamento conservador. Além disso, é comum que seja indicada a realização da regeneração total dos tecidos periodontais que foram perdidos.

No entanto, o comprometimento periodontal nem sempre condena os dentes à extração imediata. O paciente precisa passar por todas as etapas a fim de regenerar aquilo que foi afetado pela doença.

Como funciona a cirurgia?

Após realizar todos os exames necessários  e confirmar a necessidade de cirurgia, é preciso passar por uma avaliação como periodontista. No dia marcado para o procedimento, o paciente recebe anestesia local. No que se refere ao procedimento, ele pode ser feito das seguintes formas:

  • retalho gengival: o cirurgião realiza um corte no tecido gengival para separá-lo do dente e, sem seguida, limpa a região para remover o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas;
  • gengivectomia: procedimento indicado no caso de hipertrofia gengival com o objetivo de remover o excesso de tecido;
  • gengivoplastia: cirurgia estética que visa alinhar o contorno gengival. O procedimento pode envolver o uso de enxerto.

Quais os cuidados pré e pós-operatórios?

O sucesso do procedimento depende diretamente do comprometimento do paciente em seguir as orientações para o pré e para o pós-operatório. A primeira recomendação é cuidar da alimentação. Quanto maior a qualidade nutricional dos alimentos, mais rápida será a cicatrização.

Outra ação importante é, antes da cirurgia, informar ao profissional sobre a presença de alguma infecção, como gripe, sinusite ou foliculite. No caso de fumantes, o uso do cigarro deve ser interrompido em até um mês antes. Já o consumo de bebidas alcoólicas precisa ser evitado três dias antes e 10 dias depois do tratamento.

Geralmente, a plena recuperação do paciente leva cerca de 30 dias. Na primeira quinzena, será preciso utilizar uma proteção para ajudar na mastigação. Em seguida, as suturas são parcialmente removidas e o paciente é orientado sobre a higienização oral.

Por fim, a cirurgia periodontal promove resultados satisfatórios, sendo um importante recurso na manutenção da saúde bucal. Além de melhorar a estética facial, o tratamento irá eliminar problemas que afetam a sua saúde bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe