Cirurgia Periodontal

Cirurgia Periodontal: Preparação, Procedimento e Recuperação

A beleza do sorriso depende diretamente da harmonia entre todos os seus elementos, principalmente dentes, lábios e gengivas. Neste sentido, a cirurgia periodontal surge como uma excelente alternativa de tratamento de doenças gengivais.

Você sabe como funciona esse procedimento? Conhece os cuidados necessários antes e depois da cirurgia? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos os principais pontos a respeito do tema.

O que é a cirurgia periodontal?

Trata-se de um recurso eficiente para o tratamento de diferentes doenças que acometem os tecidos de suporte dos dentes, como as gengivas, osso e o ligamento entre o dente e o osso, e que, geralmente, são causadas por bactérias.

Ainda, a cirurgia periodontal também é responsável por oferecer um sorriso mais equilibrado e natural. Porém, para obter um resultado qualitativo, a realização de uma análise facial, gengival e dentária é imprescindível.

Ademais, é importante lembrar que a doença gengival é uma condição complexa, pois pode levar até a destruição da gengiva. Nestes casos graves, o tratamento periodontal é fundamental para evitar a evolução do quadro.

Como é a preparação para o procedimento?

Assim como outros procedimentos cirúrgicos, antes da cirurgia periodontal o paciente precisa adotar alguns cuidados pós-operatórios.  A seguir, conheça aqueles que são mais importantes:

  • alimentação balanceada: anemia e deficiência de vitaminas atrapalham a cicatrização. Por isso, é fundamental que o paciente mantenha uma boa alimentação, rica em vegetais e proteínas, antes e depois da cirurgia;
  • cigarro e álcool: também para não prejudicar a cicatrização, recomenda-se parar de fumar um mês antes do procedimento. O consumo de álcool deve ser evitado, no mínimo, 3 dias antes e, no máximo, 10 dias depois;
  • medicamentos: os medicamentos de uso contínuo não devem ser suspensos sem autorização do médico. Caso utilize anticoagulantes, fármacos para osteoporose ou para emagrecer, avise ao profissional com 1 semana de antecedência;
  • informações essenciais para o médico: nas consultas que antecedem a cirurgia, comunique ao médico sobre infecções prévias, alergias, uso de marca-passo e qualquer outra particularidade.

Além disso, será preciso realizar exames que permitirão uma análise detalhada da mandíbula, boca e dentes e também a identificação de lesões, abscessos ou infecções que impactem no resultado da cirurgia.

Como é o procedimento?

Após passar pelo pré-operatório, o especialista irá marcar a data para a cirurgia. De modo geral, o paciente recebe anestesia local. O procedimento não é complexo e pode ser feito das seguintes formas:

  • retalho gengival: quando há a necessidade de cortar o tecido gengival para separá-lo do dente e realizar a limpeza da região, removendo o tártaro, a placa e a película;
  • gengivectomia: indicada para tratar o excesso de gengiva. A cirurgia consiste na remoção desse excesso;
  • gengivoplastia: tem fim estético e visa alinhar o contorno gengival ao redor dos dentes.

Como é a recuperação?

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa. No pós-operatório, o paciente precisa utilizar uma proteção para o palato duro, que fica alojada em sua boca por até 14 dias. Posteriormente, ela é retirada e as suturas também são removidas.

Para que os resultados sejam satisfatórios e duradouros, o profissional irá orientar o paciente sobre todos os cuidados necessários em relação à sua higiene bucal.  No que se refere às complicações, caso haja sinais de infecção, sangramento e/ou dor intensa, é preciso retornar ao médico.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia periodontal. Portanto, caso sofra com alguma condição na região da cavidade oral, converse com seu dentista sobre a necessidade de passar por esse procedimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe