Cirurgia Periodontal

Cirurgia Periodontal: Preparação, Procedimento e Recuperação

A cirurgia periodontal é um procedimento que visa corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum comprometimento, sendo um importante recurso para o tratamento de diversas condições.

Você já ouviu falar nela? Quer saber mais sobre como o procedimento funciona e os cuidados pré e pós-operatórios necessários? Então, recomendamos a leitura deste post.

O que é a cirurgia periodontal?

A periodontologia é uma especialidade da odontologia voltada para os tecidos de suporte dos dentes, ou seja, gengivas, osso e ligamento. Neste sentido, é uma área capaz de devolver a beleza da dentição, oferecendo um sorriso mais equilibrado e natural.

Para isso, a periodontologia utiliza-se da cirurgia periodontal, que é a segunda fase do tratamento da doença periodontal, sendo a primeira fase o tratamento não cirúrgico e a terapia de suporte a terceira etapa.

Uma vez concluída a fase de procedimentos não cirúrgicos e a não obtenção de resultados satisfatórios, um planejamento cirúrgico é considerado, com a possibilidade de execução de cirurgias e retalho para acesso às áreas comprometidas pela doença.

Ainda, o objetivo primário da cirurgia periodontal é o tratamento da patologia com a eliminação ou a redução da bolsa infectada. Geralmente, são procedimentos simples, seguros e com excelente pós-operatório.

No que se refere à indicação, a cirurgia periodontal é recomendada nos casos de retração gengival, alteração de papilas interdentais, reabsorções decorrentes de extrações dentárias, retração da gengiva ao redor de implantes dentários e quando há diferença de altura gengival.

Como é o pré-operatório?

Para que o procedimento seja realizado com sucesso e evitar o risco de complicações, o paciente precisa seguir alguns cuidados no pré-operatório. Em primeiro lugar, é fundamental que o paciente esteja bem nutrido, contribuindo para a rápida cicatrização.

Além disso, antes da cirurgia, é preciso informar ao cirurgião se há alguma infecção prévia, como sinusite, gripe, foliculite, etc. O paciente também deve parar de fumar um mês antes do procedimento e não ingerir bebidas alcoólicas até 3 dias antes e 10 dias depois da cirurgia.

Como é o procedimento?

O procedimento pode variar de acordo com o objetivo do paciente. No caso de excessos gengivais, realiza-se a gengivectomia, técnica que exige apenas anestesia local. Com a ajuda de um bisturi, o cirurgião retira o tecido em excesso.

Caso seja necessário alinhar o contorno gengival, o paciente também realiza uma gengivoplastia, procedimento rápido que visa harmonizar o contorno dos dentes, podendo ou não utilizar enxerto.

Em uma cirurgia para retalho gengival, o periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, higieniza a região, remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.

Como é o pós-operatório?

O tempo de recuperação da cirurgia periodontal varia de paciente para paciente. Durante os primeiros 14 dias, será preciso fazer uso de uma proteção para o palato duro, que ajuda o paciente na hora de mastigar os alimentos.

Posteriormente, as suturas das zonas intervencionadas são reduzidas e o paciente é orientado sobre a utilização das técnicas mais adequadas de higiene oral. O sucesso do procedimento depende diretamente do comprometimento do paciente em seguir à risca todas as recomendações.

Enfim, a cirurgia periodontal é um importante recurso na manutenção da saúde bucal, promovendo o tratamento de doenças e eliminando os riscos e os desconfortos causados por uma doença periodontal.