cárie

Cárie: 4 Cuidados Básicos Que Devemos Tomar

A cárie é uma das doenças bucais mais comuns entre a população. No entanto, muitas pessoas não sabem que sofrem com esse mal, pois não possuem uma rotina de visitas ao dentista.

Neste sentido, preparamos este artigo para listar alguns cuidados básicos que ajudam a prevenir contra esse problema. Então, se quer saber mais sobre eles, continue a leitura do texto.

1. Escolha a escova e creme dental corretos

Embora existam muitas opções de escovas e cremes dentais disponíveis, nem todas são adequadas para você. Por isso, buscar a orientação de um dentista é fundamental em todo o processo.

No que se refere às escovas, prefira sempre as de cerdas macias ou médias. As escovas de cerdas macias possibilitam maior tempo de escovação, permitindo um melhor resultado. Já as cerdas rígidas devem ser evitadas, pois arranham o esmalte dos dentes.

Além disso, é preciso sempre trocar as escovas a cada 3 meses, pois as cerdas desgastam e comprometem a higienização. Outro ponto importante, se você contrair alguma doença respiratória, troque de escova, pois os microrganismos podem permanecer ali.

Sobre o creme dental o mais importante é escolher um que contenha flúor, pois esse mineral exerce o papel de fortalecer o esmalte dos dentes, o que previne a formação de cáries.

2. Use o fio dental todos os dias

Assim como a escovação dos dentes é essencial e deve ser feita todos os dias, o fio dental também deve seguir essa rotina. Isso porque algumas cáries se formam nos espaços entre os dentes.

Porém, apenas as cerdas das escovas não são capazes de limpar essa região,  o que permite a proliferação de bactérias. Na hora de usar, não economize no tamanho do fio, passe-o entre todos os dentes para fazer uma boa limpeza.

Caso haja sangramento, não pare de utilizar o fio. Normalmente, o uso regular irá eliminar esse sangramento. Se persistir, converse com seu dentista, pois pode indicar uma inflamação gengival.

3. Evite o excesso de açúcar

Uma das formas de evitar a formação de cáries é reduzir o consumo de alimentos açucarados. Esses alimentos atraem as bactérias. Caso coma algo doce, procure escovar os dentes logo em seguida ou, pelo menos, lave a boca com água.

Da mesma forma, mantenha na sua dieta os alimentos que ajudam a proteger os dentes das cáries. Queijos, leite, iogurtes, nozes, pêra e maçãs são itens aliados da saúde bucal, pois reduzem as condições favoráveis para as bactérias e fortalecem os dentes.

4. Visite o dentista regularmente

Quando a higienização bucal não é boa as bactérias se multiplicam e formam a placa bacteriana, ou biofilme dental. Ela é incolor e se forma quando os resíduos de comida não são removidos com a escovação.

Essa placa permanece e torna-se um caminho para o surgimento da cárie e da gengivite. Quando a higiene bucal continua ruim, a placa promove a formação de tártaro que só é removido pelo dentista.

Enfim, se você quer afastar o risco de desenvolver cáries, siga nossas dicas e cuide da sua higiene bucal. Além disso, caso perceba um sangramento anormal, converse com seu dentista para ser avaliado e fazer o tratamento adequado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe