cárie

5 maneiras de evitar a cárie

A cárie dentária é um dos problemas odontológicos mais comuns em todo o mundo. Ela pode ser definida como uma doença oral causada pela presença de bactérias, que perfuram e deterioram o dente, causando dor e desconforto no indivíduo.

Os principais fatores que contribuem para o seu surgimento são a falta de cuidados de higiene oral, maus hábitos alimentares, flúor ou hereditariedade.

Sendo assim, é necessário tomar certos cuidados. Isso porque para manter um sorriso bonito e não sofrer com esse problema é preciso ter consciência de que alguns hábitos influenciam muito na sua higiene bucal.

Portanto, veja a seguir 5 maneiras de evitar o problema.

Tenha uma boa higiene bucal

A principal maneira de evitar qualquer problema dentário é conservando os dentes limpos. Porque os resíduos de comida que ficam na boca  alimentam as bactérias, as quais produzem ácidos e causam lesões no esmalte dentário.

Por isso, é importante manter a boca sempre limpa, fazendo a escovação por pelo menos 3 vezes ao dia, especialmente após as principais refeições.

Além disso, escovar os dentes antes de dormir é um ótimo método de prevenção, visto que produzimos menos saliva durante o sono e, como ela exerce a função de limpar os dentes, a boca fica mais vulnerável nesse período.

Escova e creme dental adequados

Apesar de muitas pessoas não se atentarem a isso, é fundamental trocar sua escova de dente a cada 3 meses. Isso porque as cerdas se desgastam com o passar do tempo, comprometendo a higienização.

No momento em que for escolher uma nova escova, opte sempre por aquelas que possuem as cerdas macias, pois possibilitam um maior tempo de escovação e um resultado satisfatório.

Ademais, é importante evitar as escovas de cerdas duras, pois elas podem arranhar e danificar o esmalte dentário.

Em relação ao creme dental, é indispensável optar por aqueles que contenham flúor, já que esse mineral possui a função de fortalecer o esmalte dos dentes, evitando o surgimento da cárie.

Utilize o fio dental diariamente

O fio dental é um importante aliado para a manutenção da saúde oral. Isso se dá pelo fato de que, mesmo realizando uma boa escovação, alguns resíduos de alimentos podem ficar presos entre os dentes, fazendo com que haja a proliferação de bactérias.

Por isso, é importante utilizar o fio dental antes de cada escovação, passando entre todos os dentes para que a limpeza seja eficaz, evitando assim o mau hálito e diversos problemas odontológicos.

Evite doces ou outros alimentos açucarados

A alimentação também é um fator primordial para evitar esse problema, pois comidas e bebidas açucaradas costumam atrair diversas bactérias produtoras de cáries.

Por esse motivo, não abuse de alimentos ricos em açúcar, como doces e balas, por exemplo.

Visite o dentista periodicamente

Uma excelente maneira de evitar cáries e outros problemas dentários é fazendo um check-up odontológico.

Logo, o profissional realizará uma avaliação completa e, caso necessário, fará a limpeza bucal com aplicação de flúor, ou até mesmo a raspagem para remover a placa bacteriana e o tártaro.

Vale ressaltar, que se não for tratada adequadamente, a cárie pode evoluir para um problema de infecção na raiz. Portanto, é fundamental realizar essa consulta pelo menos duas vezes ao ano.