canal radicular

Canal radicular: tudo que você precisa saber sobre o seu tratamento

O tratamento de canal radicular é um dos procedimentos odontológicos mais comuns no Brasil e ainda assim, desperta muitas dúvidas. Trata-se de um método que oferece soluções eficazes para os problemas que acometem o canal radicular e comprometem a saúde bucal.

Nesse sentido, o tratamento do canal radicular é extremamente importante para eliminar sintomas desagradáveis e evitar complicações – ou seja, consiste no tratamento ideal para preservar as funções da mastigação e evitar o desenvolvimento de doenças periodontais.

Mas afinal, você sabe o que é o tratamento de canal radicular? Entender melhor sobre os procedimentos odontológicos é fundamental para preservar a sua saúde. Pensando nisso, confira neste post tudo que precisa saber sobre o assunto e eliminar suas dúvidas!

O que é canal radicular?

O canal radicular é um tecido que sustenta a passagem dos vasos sanguíneos, fibras e nervos na boca. Sendo assim, é uma estrutura que tem funções importantes para a saúde bucal, principalmente relacionado com as funções e vitalidade de todos os dentes.

Quando ocorre algum problema no canal radicular, o indivíduo pode ter sintomas que se iniciam de forma leve e se intensificam com o tempo. Por isso, é um assunto que exige atenção, cuidados preventivos com a higiene e consulta ao dentista periodicamente.

O que é tratamento do canal radicular?

Em primeiro lugar, é um procedimento que realiza a restauração dos canais radiculares e promove soluções para eliminar sintomas. O processo é realizado por um dentista especialista, que realiza a reconstrução completa do dente.

O objetivo deste tratamento é solucionar os seguintes problemas:

  • danos causados pela cárie
  • fraturas dentárias
  • trauma dentário
  • trauma ortodôntico
  • lesões inflamatórias
  • doenças endodônticas

Trata-se de um procedimento seguro e de rápida recuperação, que oferece soluções definitivas e eficazes para os problemas que acometem o canal radicular. No entanto, procurar um especialista nos estágios iniciais dos sintomas é muito importante para facilitar o tratamento.

Quando é preciso fazer o tratamento do canal?

A dor no dente, mau hálito, sensibilidade e outros sinais são característicos de problemas no canal radicular. Ao surgir esses sintomas é preciso ficar em alerta e procurar uma avaliação clínica, pois existe a possibilidade de ter problemas avançados no canal.

Nesse contexto, o tratamento do local é necessário nas seguintes situações:

Contar com um dentista especialista é essencial!

Embora seja considerado simples, o tratamento do canal radicular é um procedimento extremamente importante para a saúde bucal. É a solução ideal para eliminar sintomas sérios e evitar o desenvolvimento de doenças periodontais, que tem o potencial para causar transtornos.

No entanto, é imprescindível contar com um dentista especialista e confiável para realizar o tratamento com excelência. Assim, você terá tratamentos eficazes, com equipamentos de ponta e todo apoio para eliminar os problemas bucais.

Sendo assim, o tratamento de canal radicular é um procedimento seguro e proporciona diversas vantagens. Portanto, não deixe de procurar um dentista de confiança e ter o devido apoio para preservar a sua saúde bucal e o bem-estar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe