Quando você fez uma visita ao seu dentista pela última vez? Se já faz um tempo, marcar uma consulta agora pode ser uma decisão saudável. Sabia que sua saúde e higiene dental estão relacionadas ao cérebro? E mais, que há uma bactéria bucal que pode afetar o nosso cérebro?
Uma infecção na boca pode ser silenciosa e ocorre, principalmente, quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso, ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma septicemia, que é uma infecção generalizada que pode até levar à morte.
Neste post, você entenderá mais sobre o assunto. Acompanhe!
Como a bactéria vai para o cérebro?
O dente é uma estrutura porosa, por isso, a bactéria tem condições de ficar alojada por bastante tempo e se deslocar para outras partes do corpo.
Os ossos da cabeça, por sua vez, são bem leves, logo, a bactéria consegue chegar até eles e contribuir com o desenvolvimento de uma sinusite, por exemplo.
Algumas condições de saúde mental e seus efeitos
Pesquisas mostram que pacientes com esquizofrenia e problemas de saúde mental relacionados tendem a ter má higiene bucal e são mais propensos a bactérias. Doenças, como a Bulimia podem levar à erosão do esmalte, enquanto outras, como a anorexia, estão associadas a uma redução nos níveis de cálcio.
Pessoas que sofrem de distúrbios bipolares e relacionados tendem a escovar com muita força e podem danificar o esmalte dentário. Já os pacientes com depressão ou distúrbios associados são mais propensos a ter bactéria bucal, devido à negligência.
Quem sofre de ansiedade dental tende a adiar a visita ao dentista. Obviamente, isso significa que os dentes não são verificados regularmente e qualquer problema pode não ser detectado previamente.
Como prevenir para que não aconteça?
Para prevenir que as bactérias da boca circulem pelo corpo, é muito importante escolher um bom cirurgião-dentista, que realize qualquer intervenção cirúrgica. Ele deve estar devidamente treinado para orientar sobre higiene bucal e avaliar os fatores de risco.
A infecção causada por uma bactéria bucal que chega ao cérebro é um diagnóstico que assusta. No entanto, já existem procedimentos para tratar o problema. Saúdes bucal e mental estão intimamente relacionadas e, caso haja negligência, uma coisa pode afetar a outra e causar danos.
Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!
A visita periódica ao dentista é muito importante. Somente ele poderá avaliar o seu quadro e ajudar a prevenir doenças, como bactéria bucal. Além disso, e não menos importante, escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.
É necessário fazer pequenas mudanças no estilo de vida para ter uma boa saúde bucal e não causar danos em seu cérebro. Com pouco esforço, é possível cuidar da boca e, por sua vez, prevenir a saúde mental.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!