Aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico: quando e por que usar?

Quem não sonha em ter um sorriso bonito, alinhado e harmonioso? Para conquistar esse sonho, muitas pessoas precisam se submeter a tratamentos ortodônticos, que geralmente incluem o uso do aparelho ortodôntico.

Mas, você sabe em quais casos os aparelhos ortodônticos realmente são necessários? Leia o artigo completo e descubra quando e por que usar esse recurso preventivo e corretivo. Vem comigo!

Afinal, para que serve o aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é utilizado para prevenir ou corrigir disfunções na arcada dentária. Ele é útil, também, para consertar problemas relacionados ao nascimento ou desenvolvimento dos dentes.

Outra condição a ser tratada com o uso de aparelhos é a má-oclusão dental. Ou seja, o aparelho é recomendado para tratar questões relacionadas às dificuldades para encaixar os dentes superiores e os inferiores ao fechar a boca, o que gera dor e desconforto na região do maxilar.

Quando usar aparelho ortodôntico?

Usar aparelho não é apenas uma questão de estética. É funcional! Por isso, não há um padrão ou indicação de momento oportuno para colocação do aparelho. Cada caso é um caso e, se você observar atentamente, perceberá pessoas de várias faixas-etárias usando aparelhos ortodônticos.

A determinação de quando usar o aparelho deve ser feita pelo especialista, após avaliação detalhada. O dentista solicitará os exames necessários, a fim de estabelecer o melhor planejamento de ortodontia para o paciente.

Por que usar?

Justamente para obter um sorriso mais alinhado e bonito, além de eliminar transtornos e sintomas incômodos de má-oclusão. Alguns sinais indicam que você deve procurar um bom ortodontista e cogitar a possibilidade de usar aparelhos. São eles:

  • Espaço excessivo entre os dentes;
  • Dentes tortos ou amontoados;
  • Mordida aberta e dificuldade de mordida;
  • Problemas para fechar a boca por completo;
  • Dores persistentes no maxilar;
  • Comprometimento da dicção;
  • Dificuldade para passar o fio dental por conta da sobreposição dos dentes.

Até mesmo as dores de cabeça e dores de ouvido podem ser sinais de alerta. Converse com seu dentista!

Quais são as opções de aparelhos disponíveis?

Agora que você já sabe por que, para que e quando usar aparelhos ortodônticos, que tal conhecer os tipos de aparelho disponíveis? No mercado há basicamente três opções: fixos, móveis e alinhadores transparentes.

Os fixos são usados para fins funcionais e estéticos. Eles são permanentes, destinados a quadros mais complexos e demandam manutenção mensal, para que o profissional regule o movimento dos dentes na direção correta.

Os aparelhos móveis são alternativas indicadas para adultos e também para crianças em fase de desenvolvimento. Esses aparelhos são úteis para pequenas movimentações, correção e alteração maxilar.

Já os alinhadores transparentes são discretos e altamente indicados para quem busca um sorriso perfeito. Eles oferecem maior conforto, praticidade e benefícios estéticos ao paciente. Por ser removível, isso facilita a alimentação e escovação.

Quer saber mais sobre aparelhos ortodônticos? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe