Quem não sonha em ter um sorriso bonito, alinhado e harmonioso? Para conquistar esse sonho, muitas pessoas precisam se submeter a tratamentos ortodônticos, que geralmente incluem o uso do aparelho ortodôntico.
Mas, você sabe em quais casos os aparelhos ortodônticos realmente são necessários? Leia o artigo completo e descubra quando e por que usar esse recurso preventivo e corretivo. Vem comigo!
Afinal, para que serve o aparelho ortodôntico?
O aparelho ortodôntico é utilizado para prevenir ou corrigir disfunções na arcada dentária. Ele é útil, também, para consertar problemas relacionados ao nascimento ou desenvolvimento dos dentes.
Outra condição a ser tratada com o uso de aparelhos é a má-oclusão dental. Ou seja, o aparelho é recomendado para tratar questões relacionadas às dificuldades para encaixar os dentes superiores e os inferiores ao fechar a boca, o que gera dor e desconforto na região do maxilar.
Quando usar aparelho ortodôntico?
Usar aparelho não é apenas uma questão de estética. É funcional! Por isso, não há um padrão ou indicação de momento oportuno para colocação do aparelho. Cada caso é um caso e, se você observar atentamente, perceberá pessoas de várias faixas-etárias usando aparelhos ortodônticos.
A determinação de quando usar o aparelho deve ser feita pelo especialista, após avaliação detalhada. O dentista solicitará os exames necessários, a fim de estabelecer o melhor planejamento de ortodontia para o paciente.
Por que usar?
Justamente para obter um sorriso mais alinhado e bonito, além de eliminar transtornos e sintomas incômodos de má-oclusão. Alguns sinais indicam que você deve procurar um bom ortodontista e cogitar a possibilidade de usar aparelhos. São eles:
- Espaço excessivo entre os dentes;
- Dentes tortos ou amontoados;
- Mordida aberta e dificuldade de mordida;
- Problemas para fechar a boca por completo;
- Dores persistentes no maxilar;
- Comprometimento da dicção;
- Dificuldade para passar o fio dental por conta da sobreposição dos dentes.
Até mesmo as dores de cabeça e dores de ouvido podem ser sinais de alerta. Converse com seu dentista!
Quais são as opções de aparelhos disponíveis?
Agora que você já sabe por que, para que e quando usar aparelhos ortodônticos, que tal conhecer os tipos de aparelho disponíveis? No mercado há basicamente três opções: fixos, móveis e alinhadores transparentes.
Os fixos são usados para fins funcionais e estéticos. Eles são permanentes, destinados a quadros mais complexos e demandam manutenção mensal, para que o profissional regule o movimento dos dentes na direção correta.
Os aparelhos móveis são alternativas indicadas para adultos e também para crianças em fase de desenvolvimento. Esses aparelhos são úteis para pequenas movimentações, correção e alteração maxilar.
Já os alinhadores transparentes são discretos e altamente indicados para quem busca um sorriso perfeito. Eles oferecem maior conforto, praticidade e benefícios estéticos ao paciente. Por ser removível, isso facilita a alimentação e escovação.
Quer saber mais sobre aparelhos ortodônticos? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!