Existem dias estressantes e totalmente cansativos, certo? Há situações que causam ansiedade e tensão. Você, certamente, já viveu algo do tipo. Nesses casos, é preciso ficar de olho nos sintomas, pois, além de afetarem a saúde da mente e do coração, também atingem a saúde bucal. Nem dá para acreditar, não é?
Mas é assim que costuma começar um quadro de bruxismo — uma parafunção oral caracterizada por ranger ou apertar involuntariamente os dentes. Veja, neste post, os problemas bucais mais comuns que a ansiedade pode causar.
Refletindo a ansiedade na saúde bucal
Quando uma pessoa é diagnosticada com ansiedade, ela também pode sofrer com outras doenças relacionadas, que acabam afetando várias áreas do corpo, como a boca. Logo, em casos de bruxismo, boca seca, além de outros problemas, é bom procurar um cirurgião-dentista.
Ranger os dentes
A ansiedade e o estresse sentido ou vivido por pessoas durante o dia pode resultar no ranger inconsciente dos dentes, enquanto elas dormem.
Essa condição é conhecida como bruxismo e está ligada a muitos sintomas de ansiedade, que aumentam os níveis gerais de estresse. Ranger os dentes causa desgaste permanente, como enfraquecimento e eventual perda da camada protetora de esmalte.
Logo, se você é diagnosticado com um transtorno de ansiedade ou tem altos níveis de estresse, considere pedir ao seu dentista um protetor bucal para evitar danos aos dentes durante o sono.
Reduzindo a produção de saliva
Muitas pessoas que experimentam transtorno de ansiedade relatam ficar com a boca seca durante algum tempo ou na maior parte do dia.
A saliva protege as gengivas e remineraliza seus dentes. Quando você está com falta de saliva, é certo que experimentará maiores taxas de cárie e outros efeitos colaterais desagradáveis, como mau hálito.
Sendo assim, cuide dos sintomas de ansiedade e reduza os níveis de estresse para restaurar a produção natural de saliva do seu corpo, protegendo assim seus dentes.
Evitando o tratamento dentário
Se o agendamento de uma consulta a um dentista causa pensamentos ansiosos, é provável que você pule as limpezas de rotina e os procedimentos importantes. Muitos anos sem manutenção dental permitem que a placa se acumule ao redor e sob a linha da gengiva, resultando nos estágios iniciais da doença gengival.
Nesses casos, é possível mudar para a odontologia de sedação para tirar um monte de ansiedade dos cuidados, resultando em melhor saúde bucal para a vida.
Mantendo a ansiedade controlada para o futuro
Finalmente, o dano dentário induzido pela ansiedade pode criar “maior ânsia” no futuro. Quanto mais preocupação você tiver, mais difícil será procurar o tratamento que precisa.
Portanto, tente levar uma vida mais tranquila. Lembre-se que, além do estresse gerar bruxismo, toda essa ansiedade pode resultar na falta de higiene bucal correta.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!