O Alongamento De Coroa

Como O Alongamento De Coroa Pode Ajudar A Melhorar Seu Sorriso

Nos últimos anos, a estética tem sido a principal razão para a busca por procedimentos odontológicos a fim de restabelecer a harmonia do sorriso. Neste sentido, a técnica de alongamento de coroa surge como uma ótima opção.

Você sabe como esta cirurgia pode ajudar a melhorar o seu sorriso? Então, não deixe de ler este post na íntegra. A seguir, iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre esta procedimento.

O que é a cirurgia de alongamento da coroa?

O aumento da coroa clínica, como a cirurgia é chamada, tem como objetivo normalizar a relação entre gengiva, osso e dente. Para isso, promove o aumento da área do dente, deixando o mais visível acima da gengiva e tornando o sorriso mais harmônico.

Apesar da motivação estética, o tratamento também beneficia a saúde bucal. Por isso, é uma das cirurgias mais realizadas nos consultórios odontológicos, especialmente por quem apresenta o sorriso gengival.

Com certa frequência, o tratamento periodontal tradicional visa poupar os dentes, deixando-os com problemas estéticos. Porém, com a evolução das técnicas, a Periodontia não trata apenas o periodonto, mas também realiza procedimentos com finalidade estética, como é o caso do alongamento da coroa.

O sorriso é a soma de vários atributos positivos e negativos. Por isso, o tratamento estético do sorriso depende da harmonia entre os componentes da região peribucal e da cavidade oral. No que se refere ao sorriso gengival, as principais causas são:

  • crescimento vertical excessivo da face;
  • projeção horizontal da maxila;
  • maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior;
  • erupção passiva pela falta de contato interoclusal;
  • excesso de tecido gengival induzido ou não por acúmulo de placa ou medicamentos.

Como a cirurgia funciona?

A cirurgia de alongamento da coroa exige a realização de exames clínico e de imagem para que o cirurgião possua os dados necessários sobre a condição bucal do paciente. Caso entenda que este tratamento é necessário, a cirurgia será marcada.

O planejamento da técnica cirúrgica para posicionar a gengiva sem expor a superfície radicular, baseia-se na quantidade de gengiva ceratinizada. Para oferecer um sorriso harmônico, o tratamento pode envolver as cirurgias de gengivectomia, recontorno gengival, restaurações estéticas, colorações e reanatomização dentárias.

No dia da cirurgia de aumento da coroa, o paciente recebe anestesia local. Para ser mais preciso, o especialista irá usar um guia de recorte estético. Assim, realiza-se uma incisão na gengiva para retirar uma porção do osso alveolar ao redor do dente. Posteriormente, é feita a sutura para fechar a abertura e agilizar o processo de cicatrização.

Como a cirurgia melhora o sorriso?

O sorriso gengival é um problema que afeta cerca de 10% da população entre 20 e 30 anos. Por afetar a harmonia do rosto, essa condição pode causar um efeito negativo na autoconfiança e na autoestima do paciente.

Ainda, a cirurgia para alongamento da coroa é considerada de fácil execução e capaz de oferecer bons resultados, desde que bem empregada e após a realização de diagnóstico e planejamento corretos.

Dessa maneira, o tratamento restabelece a harmonia do sorriso, reduz a exposição gengival e aumenta o tamanho dos dentes, melhorando a qualidade de vida e elevando a autoestima do paciente.

Por fim, para obter resultados ainda mais satisfatórios, pode ser indicada a combinação da cirurgia de alongamento da coroa com procedimentos restauradores e clareamento dentário, trazendo a excelência estética do sorriso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe