Alongamento Da Coroa

Alongamento Da Coroa: Quais Os Riscos Do Procedimento?

A cirurgia de alongamento da coroa é um procedimento simples e de baixa complexidade que pode ser realizado no consultório dentário. Contudo, caso o preparo e o pós-operatório não sejam seguidos à risca, existem riscos de complicações.

Quer saber mais sobre eles? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listamos tudo o que você precisa saber a respeito deste tratamento. Ficou interessado? Continue a leitura.

O que é a cirurgia de alongamento da coroa?

Trata-se de um tratamento cirúrgico odontológico simples que visa regularizar a relação entre gengiva, osso e dente. Para isso, promove o aumento da área do dente, deixando o mais visível acima da gengiva e tornando o sorriso mais harmônico.

Ainda, a cirurgia de aumento da coroa, como é chamada, é um dos procedimentos gengivais mais comuns. Embora a principal motivação dos pacientes seja estética, o tratamento também beneficia a saúde bucal.

As coroas são capas em formato de dente que se encaixam sobre um dente natural. Geralmente, são recomendadas quando um dente está rachado, quebrado, deformado ou após a realização do canal.

Para que as coroas fixem e se encaixem firmemente, a cirurgia de alongamento é realizada. Na maioria dos casos, a cirurgia leva menos de uma hora para ser concluída, mas o tempo pode variar de acordo com a quantidade de dentes a serem alongados.

Como funciona o procedimento?

Antes da cirurgia, o paciente precisa realizar exames clínicos e radiográficos que forneçam informações relevantes ao profissional sobre a sua condição bucal. Em seguida, o dentista indica quais os ossos e tecidos gengivais que devem ser operados e/ou removidos.

Com isso, o procedimento é iniciado. O profissional poderá utilizar-se de um guia de recorte estético para aumentar a precisão. Posteriormente, realiza-se uma incisão na gengiva para remover uma porção do osso alveolar ao redor do dente. Depois, é feita a sutura para fechar a abertura e agilizar o processo de cicatrização.

Em até 15 dias após a cirurgia, o paciente retorna ao consultório para remover a sutura e receber novas orientações para o pós-operatório. Por envolver a manipulação de tecidos importantes, alguns cuidados merecem atenção especial, como, por exemplo:

  • não ingerir alimentos sólidos ou quentes nas primeiras 24 horas;
  • evitar a exposição ao sol;
  • não praticar exercícios físicos na primeira semana;
  • evitar o consumo de alimentos salgados ou a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • evitar a comunicação verbal por até 48 horas após o procedimento;
  • não utilizar escova de dentes nos primeiros 7 dias;
  • realizar bochechos com enxaguante bucal para prevenir cáries e outros problemas odontológicos;
  • utilização de analgésicos para controlar a dor e possível inchaço facial.

Quais os riscos da cirurgia?

A cirurgia de alongamento da coroa é simples e de baixa complexidade. Por isso, o pós-operatório tende a ser tranquilo e sem complicações. Porém, se o paciente não seguir os cuidados recomendados pelo médico, estará mais suscetível a algumas situações.

Por exemplo, existe o risco de infecção, sangramento no local da cirurgia e maior sensibilidade dos dentes após a cirurgia. Outra alteração é a percepção de que os dentes tratados estão mais compridos ou mais frouxos que os outros.

Além disso, a falta de higienização pode afetar o processo de cicatrização, gerando dor e sangramento pós-operatório. A exposição prolongada ao sol e a ingestão de alimentos quentes também pode afetar o resultado do procedimento.

Enfim, os riscos existem, mas podem ser evitados se você seguir todas as orientações médicas. Por isso, esteja atento a tudo o que for falado nas consultas, tire suas dúvidas e faça a sua parte para que a cirurgia de alongamento da coroa seja um sucesso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe