fortalecer os dentes

Alimentos que ajudam a fortalecer os dentes

Para fortalecer os dentes e garantir a saúde bucal, há uma receita certa e prática: poucos doces, boa higiene e alguns alimentos específicos. Isso mesmo! Nem sempre consideramos ou sabemos, mas o fato é que a alimentação pode ajudar muito as pessoas que querem cuidar melhor de seus dentes.

Você quer entender melhor essa questão alimentar e saber o que comer para fortalecer dentes? Preparamos esse artigo para falar sobre isso. Continue a leitura e saiba mais!

Alimentos que ajudam a fortalecer os dentes

A seguir, saiba quais alimentos ajudam a fortalecer os dentes.

1. Laticínios

Iogurte, queijo e leite são excelentes fontes de cálcio e fósforo. Esses minerais têm um importante papel na formação da estrutura dos dentes. Além disso, contam com proteínas que protegem o esmalte e diminuem a acidez bucal.

2. Peixes

Aqui, o assunto é a vitamina D. Ela age diretamente na fixação e absorção do cálcio. Sendo assim, atum, sardinha e salmão podem entrar sem medo no cardápio.

3. Espinafre

Por ser rico em fibras, o espinafre é um excelente alimento que ajuda a manter a limpeza natural dos dentes e contribui no seu fortalecimento. Além disso, ele melhora o fluxo salivar. Entretanto, é preciso ter atenção ao consumo para não ser exagerado: estudos recentes têm sugerido que o ácido oxálico do espinafre pode afetar a absorção do cálcio oriundo do leite e seus derivados.

4. Pepino

O pepino ajuda na produção de saliva. Esse fator, combinado com as fibras obtidas de outros alimentos naturais, contribui para a limpeza e remoção de bactérias.

5. Pera

A pera é uma fruta cheia de fibras, o que é excelente para promover a limpeza natural dos dentes, pois ajuda a eliminar a placa bacteriana. E ela vai além no processo de fortalecimento e proteção dos dentes: aumenta o fluxo de saliva, fator muito importante para proteger contra cáries e doenças da gengiva.

6. Chá verde

A catequina é um antioxidante presente no chá verde, que atua protegendo os dentes das cáries. Além disso, ainda contribui para impedir a formação de placas bacterianas, algo muito bom para garantir que eles estejam sempre fortes.

7. Castanha do Pará e Nozes

O óleo contido na castanha do Pará forma uma espécie de película sobre os dentes, ajudando a evitar que bactérias possam se fixar neles. As nozes também podem contribuir para essa mesma função.

8. Frango e ovo

Para fortalecer o dente e ainda garantir que fiquem brancos, ovos e frango são alimentos muito recomendados. O ponto de destaque é que eles impedem que bactérias se instalem e acabem danificando a estrutura dentária.

9. Água

Seja com gás ou não, a água é fundamental para cuidar bem dos dentes: ajuda a eliminar ácidos, açúcares e detritos que ficam após a ingestão de alimentos. Além disso, em algumas regiões do Brasil, a água é fluoretada, o que contribui para reforçar o esmalte dos dentes aumentando sua resistência.

Como vimos, fortalecer os dentes e garantir que eles fiquem saudáveis por muito mais tempo é algo que pode ser feito diariamente sem nenhum tipo de esforço e complicação.

Entretanto, vale lembrar que as visitas rotineiras ao dentista nunca devem ser negligenciadas. Afinal, se existir qualquer problema ele poderá ser tratado logo no início evitando complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe