layout of the jaw

Para que serve o ajuste oclusal

A higienização correta é o principal fator para manter os dentes saudáveis e fortes. Isso é de amplo conhecimento. Entretanto, quando eles se desalinham e ficam tortos por algum motivo, podem causar problemas bucais que nenhuma escova de dente consegue resolver. Nesse momento, deve-se fazer um ajuste oclusal.

O que é oclusão dentária?

A definição de oclusão é o ato de fechar algo. Oclusão dentária é o contato entre os dentes superiores e os inferiores, ao se fechar a boca. O problema é que isso é feito centenas de vezes ao longo do dia, sobretudo na mastigação. Em condições normais, os dentes de cima mantêm um arco um pouco maior que os de baixo e ficam mais à frente ao se cerrarem. Em outras palavras, eles projetam-se um pouco mais para fora da boca. Quando há desalinhamento oclusal, esse contato não é feito corretamente. Tal condição pode causar uma série de problemas bucais e até problemas de postura e desvio da coluna.

Causa e sintomas

O mau alinhamento dos dentes costuma ser notado ainda na infância, quando os dentes de leite surgem e depois, quando são substituídos pelos dentes permanentes. É nesse período que eles podem nascer tortos ou se desalinharem com o tempo. Quando um dente de leite cai, por exemplo, deixa de fazer a sua função de manter os outros dentes no lugar. No entanto, não são apenas fatores naturais que causam a má oclusão. No caso de crianças, hábitos como usar chupeta e mamadeira ou chupar o dedo podem acelerar o problema. Afinal, é nessa época que os dentes começam a nascer e ganhar força. Passada essa fase, ainda há o risco de adquirir o desalinhamento. Ele pode ocorrer com o nascimento dos dentes sisos ou com hábitos como roer unha e bruxismo. A má oclusão, para muitos, é apenas um problema estético. Mas, quando não diagnosticada precocemente, pode ser o motivo de dor de cabeça e na mandíbula, dificuldade para mastigar, respirar e dormir e, inclusive, pode também ocasionar desvio na coluna.

Como é feito o ajuste oclusal?

O tratamento é feito dependendo do grau de desalinhamento oclusal. Do mais leve ao mais complicado dos casos, ele pode ser solucionado com a remoção de um ou mais dentes, a colocação de aparelho – o que acontece na maioria das vezes – ou mesmo cirurgia. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais fácil e rápido poderá ser o tratamento. Uma vez que frequentemente isso acontece quando a arcada dentária ainda está em formação, é muito importante começar a rotina de consultas ao dentista ainda quando criança. No caso do uso de aparelho fixo, o ortodontista colocará bráquetes nos dentes, conectados uns aos outros por uma haste metálica ou elásticos para que eles forcem, pouco a pouco, os dentes a se movimentarem para o lugar certo. Isso pode levar de 6 a meses 2 anos. Após esse período, pode ser preciso ainda colocar um aparelho móvel a fim de garantir o ajuste oclusal correto. Este costuma ser utilizado ainda por 2 ou 3 anos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe