periodontia

A relação entre periodontia e nossa saúde geral

Periodontia é a especialidade que trata doenças de origem inflamatória, na qual destrói as gengivas e outras estruturas de suporte dos dentes.

Um periodontista é um dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, como também em implantes dentários.

Para estes profissionais, a saúde bucal significa muito mais que dentes saudáveis. Significa estar livre de doenças e condições crônicas como dor orofacial, patologias como câncer de boca e distúrbios que afetam os aspectos bucais e dentários.

Para lidar com situações, como essas citadas acima, os periodontistas recebem treinamento extensivo nessas áreas, incluindo anos de educação e intervenção além do curso de odontologia.

Como são especialistas em doenças periodontais, utilizam recursos avançados de diagnóstico e tratamento de distúrbios e doenças graves.

O que é saúde bucal?

Como dito anteriormente, saúde bucal não é apenas dentes “bonitos” e higienizados, e sim, saúde bucal está ligada com a qualidade de vida. Pois em situações doenças, acontece vários episódios de dores, desconfortos, stress, baixa produtividade, absenteísmo e o bem-estar em geral afetado.

Nas consultas, sempre exaltamos o significado da saúde bucal e explicamos o porquê a saúde bucal é essencial para a saúde e o bem-estar em geral, assim contribuindo com a formação de bons hábitos de higiene bucal.

Nos últimos 30 anos, houve um grande progresso no entendimento das doenças bucais comuns, como cárie dentária e doenças periodontais, resultando em melhorias na saúde bucal dos paciente.

Doenças bucais mais comuns

A gengivite, considerada uma doença primária, que tem como característica a inflamação do tecido gengival apresentando sinais como vermelhidão nas margens da gengiva.

Em alguns casos, são frequentes os inchaços e o sangramento, prejudicando os padrões de movimento do maxilar durante a mastigação.

Já a periodontite, é uma condição avançada da gengivite, quando não tratada corretamente pode ocorrer a extração de dentes e possíveis complicações na saúde em geral.

Por isso, ao identificar alguns dos sintomas, procure seu especialista periodontal para um diagnóstico e tratamento adequado.

A importância da periodontia na prevenção de doenças

A doença periodontal é uma doença crônica de caráter inflamatório, com potencial de diversas implicações sistêmicas na saúde.

Os pacientes podem apresentar uma condição reversível como no caso da gengivite ou uma condição irreversível, como é o caso da periodontite.

As bactérias na boca infectam e prejudicam o metabolismo de nutrientes no tecido ao redor do dente, causando inflamação ao redor do dente, levando à doença periodontal.

Quando as bactérias permanecem nos dentes por tempo suficiente, elas formam uma camada imperceptível ao olhar no espelho, com isso, progredindo as placas dentárias.

Tem também o acúmulo de tártaro que pode espalhar-se abaixo da linha da gengiva, o que dificulta a limpeza dos dentes.

Apenas um profissional de saúde bucal pode remover o tártaro e interromper o desenvolvimento da gengivite ou doença periodontal.

Infelizmente, alguns estudos mostram uma forte relação da doença periodontal com outras doenças graves como as cardiovasculares, pulmonares, diabetes e acidentes vasculares cerebrais.

Qual é o papel do periodontista na saúde

Um periodontista é um dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais e também na colocação de implantes dentários.

Na verdade, os periodontistas oferecem diversos tratamentos, sendo os mais simples como limpeza a mais complexas como implantes dentários, cirurgias e tratamento de doenças graves.

Os distúrbios e doenças bucais podem começar na infância, interferindo no desenvolvimento natural dos ossos da boca e dos dentes.

Sem contar os diversos fatores de risco como, fumar, falta de escovação dos dentes, consumo excessivo de medicamentos e estrutura dental inadequada, que estão relacionados com a periodontite

A maioria dos pessoas de meia-idade e jovens buscam manter os dentes naturais ao longo da vida através da prevenção, e é por isso que estamos juntos no mesmo caminho para uma qualidade de vida melhor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe