escovar a língua

A importância de escovar a língua

Você já parou para pensar sobre a importância de escovar a língua? A boca é um dos melhores locais do corpo humano para a proliferação de bactérias. Na verdade, são milhões delas vivendo ali. Existem aquelas que são benéficas, mas, também, temos aquelas que podem causar danos na boca e no próprio corpo humano.

Entretanto, escovar a língua não é importante apenas por causa das bactérias. Há várias outras razões para observar esse hábito. Acompanhe!

Por que escovar a língua?

A seguir, entenda a importância da higienização da língua.

Remove odores prejudiciais

Como apontamos, a língua humana é cheia de bactérias. Fazer a escovação regularmente evita que germes que provocam odores possam se acumular, causando o temido mau hálito.

Ajuda a reduzir o risco de doença periodontal

Com o acúmulo excessivo de bactérias na língua, as gengivas ficam mais vulneráveis a desenvolver doenças — lembrando que existem aquelas que podem se espalhar para outras partes do corpo, por exemplo, o estômago.

Se não houver cuidado e tratamento, a inflamação pode abrir caminho para uma doença periodontal. A condição ocorre quando as gengivas ficam infeccionadas, devido a bolsas profundas que surgem entre os dentes e na própria gengiva.

Melhora a percepção de sabor

Ao remover o acúmulo de placa da língua, as papilas gustativas opacas também serão removidas. Com isso, a pessoa poderá sentir melhor o real sabor dos alimentos e bebidas que está ingerindo.

Reduz os riscos de candidíase oral

A candidíase é uma infecção que acomete a boca, e tem como causa mais comum o crescimento em excesso de fermento na boca. A medida que os níveis de bactérias aumentam em quantidades excessivas, manchas esbranquiçadas começam a aparecer na língua.

Quando isso acontece, é preciso fazer um tratamento com medicamentos antifúngicos. Contudo, para evitar que o problema volte, é necessário cuidar da boa escovação da língua.

Melhora a saúde digestiva e a imunidade

A maioria das pessoas nem faz ideia disso, mas a língua faz parte da primeira linha de defesa do sistema imunológico. Cuidar dela, escovando ou raspando regularmente, evita que diversas toxinas sejam absorvidas pelo organismo. Como resultado, o sistema imunológico na totalidade é beneficiado.

Como escovar a língua corretamente?

A recomendação é que a escovação seja iniciada da parte de trás, em direção a ponta da língua. Toda a parte superior deve ser escovada. Além de poder usar a escova dental separada para a isso, há no mercado diversos modelos de raspadores que também ajudam — eles são feitos de plástico e removem a camada de resíduos composta de muco que se fixa na língua.

Recomendações para escovar a língua

Ao fazer a escovação da língua é preciso ter cuidado: não é recomendado fazer muita força. Isso pode prejudicar as papilas ou ainda causar lesões na língua e na gengiva, deixando a boca mais vulnerável a infecções e inflamações causadas por bactérias.

Por fim, se você já costuma escovar a língua e cuidar bem dos dentes regularmente, também é importante que mantenha sua rotina de visitas ao dentista para evitar qualquer problema. Tenha sempre em mente que a boca precisa sempre de cuidados especiais, pois dela depende a saúde de nosso organismo.