doença periodontal

A doença periodontal é contagiosa?

As bactérias que se acumulam ao redor dos tecidos da gengiva e dentes causam inflamações que levam a gengivite e em casos mais graves a doença periodontal. É uma condição muito comum e afeta milhares de pessoas.

Trata-se de uma patologia infecciosa e inflamatória, que compromete os tecidos e estruturas que sustentam os dentes. Embora seja frequente, é um assunto que exige atenção para evitar condições mais sérias que podem comprometer a saúde bucal.

Mas, a doença periodontal é contagiosa? Essa é uma dúvida frequente que precisa ser esclarecida até mesmo para auxiliar nas medidas de higiene e prevenção. Para eliminar as suas dúvidas, confira neste post informações confiáveis e completas sobre o assunto!

O que pode causar a doença periodontal?

A periodontite ou doença periodontal é causada pela formação de uma placa bacteriana que adere aos dentes e tecidos gengivais. O resultado dessa infecção é a inflamação da gengiva, que afeta também as estruturas que dão suporte ao dente.

É uma doença que está diretamente relacionada com a falta de boas práticas de higiene bucal e deixar de ir ao dentista regularmente para uma limpeza profissional. A patologia é evitável e tratável, com medidas de controle da infecção, remoção das placas bacterianas e amenização do processo inflamatório.

Os fatores que predispõe as doenças são:

• má higiene bucal;
  • hábito de fumar;
  • alterações hormonais;
  • predisposição genética;
  • xerostomia;
  • diabetes;
  • alimentação desequilibrada.

Quais os tipos de doença periodontal?

A doença periodontal existe em diferentes tipos, classificados de acordo com a gravidade da situação e causa do problema. Em todos os casos, se não for tratado os danos à saúde bucal são significativos.

Veja os tipos de doenças periodontal:

• Periodontite crônica: o tipo mais comum e afeta geralmente os adultos, tem deterioração lenta e se não dor tratada pode evoluir para casos graves.
  • Periodontite agressiva: pode surgir na infância e no início da fase adulta;
  • Doença periodontal avançada: é uma infecção grave que causa a perda dos tecidos que suportam os dentes, acontece geralmente com pessoas que tem o sistema imunológico comprometido.

Afinal, a doença periodontal é contagiosa?

As bactérias que causam a doença periodontal podem ser transmitidas através da saliva do indivíduo, desde que as pessoas sejam geneticamente suscetíveis. Em outras palavras, pode ser transmitida entre casais ou pais e filhos, desde que sejam sensíveis à bactéria e não há uma higienização bucal adequada.

Sendo assim, a doença periodontal pode ter influência genética e existe a possibilidade de ser transmita em contato com a saliva contaminada. Por esse motivo, se um familiar ou pessoa próxima for diagnosticada é essencial passar por uma avaliação de um dentista periodontista, para avaliar se há bactérias causadoras.

Além disso, as boas práticas de higiene bucal, cuidados com os dentes, gengiva e as consultas regulares no dentista são a melhor maneira de prevenção. Fazer uma limpeza profissional contribui para eliminar placas bacterianas e evitar as doenças periodontais, principalmente se a pessoa tem histórico familiar de problemas bucais.

Portanto, a doença periodontal pode ser transmitida e a melhor forma de se prevenir é adotando hábitos saudáveis e de higiene bucal diariamente. Além de evitar as doenças, você evita uma série de sintomas, mantendo o sorriso saudável e bonito.