Estudos recentes mostram que mais de 50 milhões de brasileiros sofrem de mau hálito. Fato extremamente constrangedor e desagradável para muita gente. No entanto, existem dicas importantes que ajudam a se livrar desta condição.
Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos as principais dicas no combate ao quadro de mau hálito. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
Mas antes, o que é mau hálito?
O mau hálito, ou halitose, como também é conhecido, é um problema que a maioria das pessoas enfrenta vez ou outra. A boca é cheia de bactérias e pode acontecer de alimentos ficarem presos entre os dentes ou ao longo da linha da gengiva.
Esses tipos de comida criam o mau odor na boca e alguns até são absorvidos pelo seu corpo e entram na corrente sanguínea, causando o mau hálito pelos pulmões. Esta condição pode ser um sinal de doença séria, como diabetes ou falha hepática.
Quais são as causas do mau hálito?
Geralmente associa-se o mau hálito a hábitos de higiene bucal precários, como falta de escovação dos dentes e uso incorreto do fio dental. Mas existem diversos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do quadro. Veja a seguir:
- Fumo
O tabaco é uma das mais de 4 mil substâncias presentes no cigarro. Seu cheiro característico é muito forte e difícil de ser eliminado, tanto das roupas, cabelo e ambiente, quanto do hálito.
- Ingestão excessiva de álcool
O álcool também tem relação com a saúde bucal, principalmente se consumido em excesso. A ingestão faz diminuir a salivação, deixando a boca seca que, como já sabemos, é uma das causas desse problema.
- Doenças gástricas
Doenças gástricas, como o refluxo, por exemplo, podem causar mau hálito devido aos ácidos estomacais. Quando em contato com as bactérias da boca e com os alimentos, acabam resultando em um mau cheiro.
5 dicas para se livrar do mau hálito
O mau hálito pode ser um problema embaraçoso para algumas pessoas e pode até mesmo causar constrangimento em ambientes sociais. No entanto, existem diversas formas de se livrar do mau hálito. Veja a seguir as principais:
1- Procure um dentista
O ideal para uma análise profunda do quadro é consultar-se com um dentista, para eliminar a possibilidade de a causa estar associada a falhas na higiene da boca ou qualquer outro problema bucal e iniciar o tratamento correto.
2- Use fio dental
Esse é um cuidado esquecido por muitas pessoas na correria do dia a dia. Por essa razão, deixamos um tópico especial para ele. O fio dental é indispensável para uma boa higiene bucal, visto que a escova não consegue atingir os pequenos espaços entre os dentes.
3- Beba bastante água
Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o mau hálito. Como já pontuamos, a falta de saliva contribui para o mau cheiro, por isso, beba bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.
4- Escove a língua
Nesse caso a vilã é aquela massa branca presente na superfície da língua, conhecida como saburra lingual. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, a saburra é a principal fonte do mau cheiro.
5- Tenha uma alimentação adequada
Tudo o que você consome é absorvido pela corrente sanguínea, e ingredientes fortes como cebola, alho e condimentos podem deixar o mau hálito. A falta de carboidratos no organismo também faz com que haja uma quebra de ácidos graxos, provocando odor na boca.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!