De maneira simples, a periodontite consiste em uma inflamação que ocorre no dente. Esta é uma condição muito prejudicial para os tecidos estruturais dos dentes, a exemplo dos ossos e ligamentos. Sua origem tem relação com vários microrganismos que se instalam na boca, como as bactérias.
Um fato muito importante sobre a doença periodontal é que ela é considerada como uma evolução da gengivite. Ou seja, um estágio mais grave e complicado. Em alguns casos, pode até causar a separação da gengiva dos dentes, uma vez que cria bolsas, abrindo caminho para mais acúmulo de bactérias.
Nos próximos tópicos, você entenderá como é feito o tratamento e quais os principais sintomas. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!
Tratamentos
Felizmente, a periodontite tem cura. Contudo, o tratamento não é igual para todos os pacientes. Sendo assim, o método escolhido depende da situação apresentada, podendo envolver técnicas mais confortáveis e menos invasivas, mas também pode envolver cirurgia.
Higiene oral
Sem dúvidas, o primeiro cuidado para lidar com a periodontite é ter uma boa higiene bucal. Como apontamos, a raiz do problema envolve microrganismos que se instalam na boca causando inflamações, os quais normalmente se desenvolvem devido à falta de cuidado.
Limpeza profunda
A técnica de curetagem ou limpeza profunda, é feita no consultório odontológico e tem como finalidade remover as bactérias e o tártaro acumulado nos dentes e na parte interna das gengivas. Com isso, é possível evitar que a condição piore e danifique significativamente os ossos que servem de suporte aos dentes.
Alisamento ou aplanamento da raiz
Por meio dessa técnica, é possível diminuir as inflamações evitando a piora dos danos da periodontite. Basicamente, é feito o alisamento da parte superficial da raiz do dente para diminuir a possibilidade de que bactérias consigam aderir na região e se proliferar.
Cirurgia
A cirurgia é um recurso usado nos casos em que o tártaro é considerado muito profundo, não sendo possível resolver a situação com uma limpeza normal. Também é recomendada quando as lesões são significativas nos dentes, ossos e na própria gengiva.
As técnicas mais frequentemente usadas são:
Enxerto de gengiva: quando a gengiva sofreu danos severos deixando à mostra a raiz do dente.
Dimensionamento de profundidade: o profissional expõe a raiz do dente para uma limpeza mais eficiente de sua estrutura.
Enxertos de osso/tecido: esse procedimento ajuda na regeneração do tecido da gengiva ou osso destruído pela periodontite. É possível usar tanto osso sintético quanto natural.
Remédios caseiros
Falar sobre remédios caseiros para periodontite é sempre necessário. Na internet, principalmente, não faltam publicações com uma série de promessas.
De fato, existem muitos compostos naturais que, comprovados pela ciência, ajudam em várias situações. Contudo, é preciso tomar cuidado com os tratamentos caseiros, pois nem sempre funcionam e podem até causar a piora da condição. Além disso, corre-se outros riscos, a exemplo da intoxicação.
O danos da periodontite podem ser interrompidos com o tratamento adequado no consultório, exames regulares e o bom cuidado com a higiene bucal.
Por isso, se você está procurando remédios caseiros para periodontite, pense em novos hábitos, tais como, usar fio dental, não compartilhar escovas de dentes, escovar os dentes adequadamente e substituir as escovas a cada 3 ou 4 meses.
Sintomas
Os sintomas da periodontite são bem característicos. Geralmente, envolvem inflamação gengival, mau hálito, sangramentos durante a escovação e dor ao escovar os dentes. Vale a pena ficar atento aos sinais para buscar ajuda profissional no momento certo.
Portanto, se você quer prevenir ainda mais a periodontite e todos os demais problemas envolvendo sua saúde bucal, lembre-se de que manter a rotina de visitas ao dentista é sempre a melhor opção!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!