O implante dentário, sem dúvida, merece atenção. Ainda mais porque trata-se de um recurso empregado para quem perdeu os dentes.
O que, por sinal, descartada a possibilidade de acidentes ou doenças congênitas raras se dá, na maioria das vezes, em decorrência do descuido na higiene.
Assim, quem passa pelo procedimento deve ter consciência disso. Mesmo porque a cooperação mútua é fundamental para evitar a reincidência de infecções.
Além de manter a qualidade de vida,sobretudo, na nutrição. Sem contar o quanto esse artifício resgata a autoestima do paciente. Confira a seguir quais cuidados devem ser observados nessas condições.
Implante dentário: limpeza permanente
Conforme explicado acima, os implantes também estão suscetíveis à ação de bactérias. Por isso, é tão importante se valer da escovação, de preferência, com cerdas macias.
Além disso, a visita periódica ao dentista permite um reforço mais abrangente do acessório.
Alimentação coerente
Por conta da condição, o paciente ainda deve prestar atenção às informações dadas pelo profissional. Principalmente, na recuperação nessa fase é essencial:
- abster-se da prática de atividades físicas nos dias seguintes;
- consumir somente alimentos líquidos ou pastosos;
- evitar a exposição solar após a intervenção;
- usar os remédios prescritos se for o caso;
- nem precisa dizer que diabéticos devem ter especial atenção durante a cicatrização;
- assim como o absenteísmo do tabaco e álcool, pelo menos, nesse período;
- bem como é melhor reduzir o consumo de sal, pois isso, pode irritar a área.
Encaixe e implante dentário
Independente da estrutura o acessório deve estar bem posicionado. Mesmo porque, qualquer disfunção nesse sentido interfere, consideravelmente, na mastigação.
Sem contar que ainda pode resultar em desgastes ósseos, sobretudo na área mandibular responsável pela abertura da boca.
De qualquer modo a oclusão costuma ser extremamente desconfortável para o paciente. Assim, se notar qualquer evento anormal retorne ao consultório o quanto antes.
Desgaste no esmalte dentário
Outro evento que pode ser evitado é a alteração na coloração do esmalte. Importante dizer que inúmeros elementos podem comprometer a resistência do material. De modo que certos alimentos são, de fato, atuantes na erosão dessa superfície conheça alguns deles:
- de forma geral o uso persistente do café e chá preto contribuem para a formação de manchas;
- tanto como o vinho tinto e refrigerantes são catalisadores de reações químicas adversas;
- sabe-se ainda que determinados medicamentos podem provocar alterações na área mais superficial. Por isso, incorpore o hábito de ler as bulas e se notar algo estranho considere a mudança de remédio;
- por cautela também evite o consumo exagerado de gordura. Isso, sem dúvida, diminui a viscosidade do material com o tempo;
- assim como devem evitar a mastigação de alimentos duros.
Acompanhamento periódico para manutenção do implante dentário
Vale reforçar que mesmo com o implante dentário o paciente deve manter o check up habitual. Mesmo porque a boca não se restringe apenas à dentição/implante. Há outras áreas de igual importância como:
- gengiva;
- língua;
- céu da boca;
- bochecha;
- além do lábio.
Assim, qualquer uma delas estão sujeitas a infecções e até lesões mais graves, caso do câncer de boca. Assim, as visitas seguem indispensáveis.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!