A perda dentária entre a população brasileira, hoje, é considerada um verdadeiro problema de saúde pública. Não por acaso já que a expectativa de vida no país só aumenta. Portanto, é natural que seja assim.
Porém, ao contrário do senso comum, esse transtorno pode atingir qualquer pessoa, independente da faixa etária. Mesmo porque observa-se forte influência de hábitos assim como condições econômicas e sociais nesse aspecto.
Assim, se a sua intenção é desfrutar de uma vida longa com prazer e qualidade não se esqueça da saúde bucal. Siga a leitura e conheça os cinco segredos para conservar seus dentes em qualquer idade.
O que leva a perda dentária?
Esse fenômeno, na maioria das vezes, é causado por uma série de ações prejudiciais à saúde. Dentre eles estão a falta de higiene, principalmente com a boca. E ainda o uso indiscriminado de:
- cigarro;
- consumo exagerado de álcool
- excesso de açucarados;
- falta de assistência odontológica;
- descuido com a gengiva.
Com o tempo os danos se acumulam, e assim tendem a se transformar em uma cárie severa, por exemplo. Ou mesmo, na periodontite, uma inflamação grave que afeta toda mucosa ao redor dos dentes. Aliás, é essa região que mantém a sustentação da dentição.
Agora que você sabe o que causa esse problema, confira iniciativas recomendáveis para se prevenir.
1.0 Escovação frequente e eficiente
Decerto, a limpeza na boca é fundamental. Contudo, muitos esquecem desse ato simples. Quando não o esquecem por completo deixam o serviço pela metade. Em razão disso seguem alguns alertas:
- procure escovar sempre os dentes, entre as refeições, pelo menos três vezes ao dia;
- com movimentos suaves e circulares de cima para baixo. Não se esqueça da parte detrás;
- a língua também deve ser incluída;
- assim como o uso de fios dentais. Nesse caso não é indicado o uso de força basta jeito para alcançar áreas mais delicadas;
- troque a escova vez ou outra conforme a recomendação do dentista;
- use creme dental à base de flúor;
- repare se há sangramento na gengiva. Se houver, procure assistência.
2.O Check-up em dia
Por falar em dentista, qual foi a última vez que você esteve no consultório? Se responder essa pergunta for difícil talvez seja a hora do retorno. Assim, mantenha, uma frequência mínima de check-up, pelo menos, uma vez por semestre.
Aproveite a ocasião para tirar todas as dúvidas. Bem como conferir se há cáries e, se possível, invista na limpeza com flúor odontológica. Siga as dicas e mantenha o costume por toda vida.
3.0 Dê adeus ao cigarro e afins
Conforme explicado acima, o cigarro e outros hábitos tóxicos reduzem bastante a saúde dos seus dentes. Sem contar o quanto prejudicam o organismo como um todo.
Se você sabe disso e não consegue abandonar esses velhos costumes procure assistência psicológica. O quanto antes, sem dúvida, isso evitará a perda dentária no futuro.
Perda dentária X fatores aleatórios
É claro que as iniciativas apresentadas acima reduzem a chance de perdas. No entanto, outros aspectos podem contribuir para essa condição.
Dentre elas, estão a genética, daí a importância do acompanhamento médico constante além do dentista.
Além disso, ninguém está livre de se envolver em algum acidente com efeitos traumáticos na boca. Se algo assim ocorrer é indispensável procurar um especialista. O tratamento, de fato, pode evitar danos maiores. Ou mesmo preservar parte da dentição.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!