Pequenos cuidados diários são fundamentais para garantir uma gengiva saudável e a boa saúde bucal. Às vezes, a falta de tempo ou de conhecimento podem provocar problemas bucais, causando desconforto e dor.
A gengiva pode se irritar por uma série de fatores, como uma rotina insuficiente de higiene oral ou a quantidade exagerada de escovações, uma escovação muito forte ou a alimentação inadequada.
Além disso, um sangramento gengival pode ser provocado pela formação da placa bacteriana, que se acumula ao redor do dente e na linha gengival.
A prevenção é, portanto, o melhor remédio. Assim, alguns cuidados podem proporcionar uma gengiva saudável, um sorriso bonito e um hálito fresco.
Principais cuidados para garantir uma gengiva saudável
1. Estabeleça uma rotina para a escovação
A escovação é uma forma de prevenção da formação da placa bacteriana, uma vez que remove as partículas de alimentos que podem irritar a gengiva. Assim, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia durante dois minutos, usando um creme dental indicado e escova de cerdas macias.
2. Faça uma escovação completa
A escovação não se resume a passar a escova por cima do dente no menor tempo possível. É preciso limpar todos os cantos dos dentes, principalmente nas áreas de difícil acesso, como os dentes posteriores e entre os dentes.
Dessa forma, você deve mover a escova cobrindo as áreas externas e internas dos dentes, além das superfícies de mastigação. Esse procedimento deve ser feito tanto nos dentes superiores como inferiores, não se esquecendo de alcançar a linha da gengiva.
3. Escove suavemente
A escovação deve ser uma atividade bem suave, pois ao colocar força na escova, você pode quebrar as cerdas e ferir a gengiva. É, então, recomendado o uso de escova com cerdas macias e que seja feita a troca a cada três meses, garantindo uma gengiva limpa e saudável.
4. Adote uma alimentação balanceada
Não abuse de alimentos gordurosos ou muito doce, visto que a saúde da gengiva também depende do que você come. Alimentos doces e gordurosos facilitam o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e, portanto, causam irritação da gengiva.
5. Fique atento à sua linha da gengiva
A linha gengival está mais suscetível à formação da placa bacteriana. Por isso, alguns cuidados extras devem ser tomados, como o uso regular do fio dental e, se possível, o uso de escova interdental. Além disso, o uso de palito de dentes deve ser evitado pois pode machucar a gengiva.
Os cuidados continuam no consultório
Além de praticar todos esses cuidados no dia a dia, uma consulta regular ao dentista não deve ser descartada. Com o uso de equipamentos e instrumentos específicos, esse profissional é capaz de prevenir a gengiva de doenças inflamatórias e bucais e, dessa forma, tratá-las precocemente.
Assim sendo, para manter a gengiva saudável, visite seu dentista, pelo menos, a cada seis meses e pratique todos os dias esses cuidados. Além de manter a gengiva bonita, você também garantirá a boa saúde bucal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!