A profilaxia é uma limpeza dentária profissional que tem a finalidade de manter a saúde bucal do indivíduo, assim como evitar doenças periodontais e bucais, como gengivite e cárie.
Fazer a limpeza dos dentes e da língua após as refeições, usar o fio dental e enxaguante bucal é fundamental para evitar os problemas na boca. Entretanto, além da limpeza diária que se deve realizar, o dentista pode proceder uma limpeza mais profunda chamada de profilaxia.
Esse tipo de limpeza dentária é feito em um consultório odontológico, por um profissional especializado, utilizando materiais e produtos específicos.
Com a limpeza, cada dente recebe higienização individual, mediante raspagem e jatos de bicarbonato de sódio. Em geral, esse procedimento não provoca dor.
Conheça as etapas da profilaxia
Visto que é uma técnica que envolve outros tipos de procedimentos e instrumentos diversos, a profilaxia é dividida em várias etapas. Dessa forma, ela pode seguir os seguintes passos.
1º Raspagem ou tartarectomia
O tártaro é a placa bacteriana calcificada que se adere ao esmalte do dente e na margem gengival. Depois de solidificada, não é possível fazer a remoção com o uso da escova e do fio dental. O dentista, portanto, dentista utilizará ultrassom ou curetagem para fazer a raspagem e a remoção desses tártaros.
2º Aplicação de bicarbonato com jateamento
Após a raspagem ou tartarectomia, é aplicado bicarbonato nos dentes com a técnica de jateamento. A força dos jatos de alta velocidade reforça a remoção da placa bacteriana e do tártaro. Além disso, é uma importante contribuição para o polimento e para a proteção do dente.
3º Aplicação do flúor
A aplicação do flúor costuma ser o último passo da limpeza profissional. Ele garante a proteção aos dentes por um bom tempo, mantém o frescor da boca, assim como promove a fortificação dos dentes.
Se for preciso, o dentista pode realizar uma escovação completa com um tipo de escova elétrica e uma pasta dental específica.
Outros problemas bucais que podem ser evitados na profilaxia
A limpeza profissional pode evitar diversos tipos de problemas bucais, como:
- cárie;
- periodontite;
- gengivite;
- tratamentos mais sérios, como o canal e a extração de dentes.
A frequência desse tipo de limpeza varia de acordo com a saúde bucal do indivíduo. Em geral, o procedimento pode ser realizado a cada seis meses.
Entretanto, caso o dentista perceba que há mais facilidade em acumular placa bacteriana e tártaro, pode ser indicada uma frequência maior para a realização da limpeza.
Cuidados após a limpeza
É importante que, após a limpeza, se aguardem algumas horas para se alimentar ou beber novamente. Dessa forma, o flúor continua penetrando nos dentes e agindo por mais tempo.
A profilaxia não substitui os cuidados com a higiene bucal que deve ser realizada diariamente. Assim, o uso da escova, pasta de dente e do fio dental devem continuar por três vezes ao dia pelo menos ou após as refeições.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!