Os implantes dentários fornecem uma base sólida para dentes de substituição fixos (permanentes) ou removíveis que são feitos para combinar com seus dentes naturais.
E a melhor notícia é que, depois de décadas de estudo e desenvolvimento, eles já são uma das melhores, mais duradouras e mais seguras opções para substituir dentes perdidos, devolvendo a quem precisa o sorriso, a possibilidade de comer suas comidas favoritas e, o mais importante, a confiança e a autoestima.
Neste artigo, trazemos 4 soluções para quem precisa de alguma forma de substituição dentária. Confira!
Quais são os tipos de implante?
1. Implante duplo
Esse tipo de implante é realizado em pacientes que perderam parte dos dentes, isto é, que não tiveram a arcada inteira removida. A peça se assemelha à conhecida “ponte”, tendo dois pinos fixados para servirem de raiz para três dentes. A coroa é encaixada nas próteses, formando uma ponte entre os dois dentes.
2. Implante único
Esse tipo de procedimento é o mais comum e utiliza como base um pino de titânio. O paciente passa por um período de recuperação, que varia de três a seis meses, e depois a prótese é colocada. Esse implante é feito dente por dente.
3. Implantes curtos
Essa é a solução para locais onde não há profundidade do osso e se configuram como uma ótima opção para cirurgias complexas. Implantes curtos minimizam os riscos de lesões e dispensam o enxerto ósseo.
4. Implantes zigomáticos
O implante zigomático é chamado assim porque é colocado no osso zigomático do rosto, podendo ser fixado apenas no maxilar superior. A indicação desse tipo de implante é para pacientes que tiveram uma perda óssea extensa e avançada, o que impossibilita a colocação de outro tipo de implante.
Quais são as vantagens dos implantes dentários?
Existem muitas vantagens para os implantes dentários, veja algumas delas:
Melhoram a aparência
Os implantes dentários dão a sensação ao paciente de ter os próprios dentes. E, como eles são projetados para se fundirem com ossos, tornam-se permanentes.
Beneficiam a fala
Dentaduras mal-ajustadas podem deslizar dentro da boca, fazendo com que a pessoa enfrente dificuldades para falar. Os implantes dentários permitem a emissão de sons, com a correta articulação das palavras, sem a preocupação de que a prótese possa escorregar.
Aumentam o conforto
Os dentes se tornam mesmo parte do paciente, o que elimina o desconforto das próteses removíveis.
Facilitam a alimentação
Próteses removíveis podem dificultar a mastigação. Como os implantes dentários funcionam como os próprios dentes, é possível comer os alimentos favoritos com confiança e sem dor.
Têm boa durabilidade
Os implantes duram muitos anos. Com os devidos cuidados, muitos deles podem durar a vida toda. É um investimento que vale a pena!
Proporcionam conveniência
Próteses removíveis são um incômodo justamente pela sua remoção. Os implantes eliminam o inconveniente embaraçoso de ter que tirar a prótese, assim como a necessidade de adesivos para mantê-los no lugar.
Implantes dentários precisam ser feitos com a mais alta qualidade, a fim de atender às preocupações e situações de saúde específicas. Depois de uma criteriosa avaliação, o especialista saberá exatamente o que recomendar a cada paciente.
O mais importante é procurar um profissional que tenha as habilidades e a experiência necessária para saber qual implante dentário funcionará melhor para cada caso, obtendo o melhor resultado possível.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!