Assim como nos preocupamos com a saúde de muitas partes do corpo, é preciso estar atento à saúde bucal. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente na boca, o que evidencia a falta de conhecimento com relação à importância da saúde bucal.
Quando pensamos em higiene bucal, normalmente, nos lembramos apenas de escovar os dentes, mas cuidar da nossa saúde bucal vai além disso. O consumo de qualquer tipo de alimento contribui para a proliferação de bactérias dentro da boca, então os resíduos alimentares precisam sempre ser retirados após as refeições. Por isso, os cuidados com a higiene bucal devem ser diários e preventivos.
Além da aparência agradável e saudável, os cuidados com a higiene bucal podem evitar preocupações mais graves, como doenças cardíacas e até acidente vascular cerebral (AVC).
Como cuidar da saúde bucal
Existem algumas medidas muito simples que ajudam e podem diminuir significativamente o risco de desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
- Frequência na escovação: escove os dentes pelo menos três vezes ao dia ou após cada refeição.
- Uso do fio dental: o uso do fio dental é extremamente importante para completar a higienização. A escovação dentária, sozinha, não é suficiente para a remoção da placa bacteriana ou dos resíduos alimentares onde as cerdas da escova não alcançam.
- Escolha da escova: dê preferência a escovas macias e com cabos lisos, que acumulam menos sujeira e dificultam a proliferação de bactérias. Troque a escova a cada dois ou no máximo três meses. Na hora de guardar, deixei-a em pé e protegida das bactérias do banheiro.
- Não se esqueça da língua: a limpeza da língua também deve fazer parte da higiene bucal. Escove-a sempre que for escovar os dentes. Não é necessário o uso de creme dental, basta escová-la com a própria escova de dente ou com limpadores ou raspadores de língua.
- Produtos adequados: dê preferência a produtos com flúor, como cremes dentais e enxaguantes, pois protegem e fortalecem os dentes.
- Prevenção: tenha um kit de higiene bucal extra na bolsa ou no trabalho para garantir a escovação nos períodos fora de casa.
- Alimentação: procure ter uma alimentação saudável e equilibrada, com mais frutas, verduras e sucos naturais e menos doces.
- Evite bebidas gaseificadas: refrigerantes e águas aromatizadas contêm certos ácidos que, ao longo do tempo, podem danificar os dentes.
- Visita ao dentista: visite regularmente seu cirurgião-dentista, pelo menos uma vez a cada seis meses. Ao marcar consultas para fazer check-up, agende também uma limpeza.
Atenção às dores: Não ignore quando surgir alguma dor e não hesite em marcar uma consulta com o seu dentista. Qualquer problema encontrado nos dentes terá uma solução mais fácil se for descoberto com antecedência.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!