mau hálito

8 dicas para se livrar do mau hálito

O mau hálito é um problema que afeta a maioria das pessoas podendo muitas vezes, prejudicar a imagem e a comunicação social.

A halitose ou mau hálito, é um odor desagradável que se forma por meio das condições higiênicas bucais ou estado de saúde debilitado.

Se você tem, ou conhece alguém que sofre com isso, oriente-a buscar um profissional dentista ou periodontista para o tratamento adequado.

Veja agora 8 dicas para se livrar do mau hálito naturalmente.

1 . Escovar os dentes após as refeições

Escovar dentes é um dos hábitos mais importantes para a saúde bucal, principalmente para a prevenção da doenças bucais e mau hálito.

A estrutura dos dentes e da boca no geral, apresentam pequenos e profundos orifícios que podem facilmente armazenar restos de comida.

Outra coisa é a escovação geral da boca para a remoção de placas bacterianas nas laterais língua e no céu da boca.

2 . Usar o fio dental com frequência

Uso do fio dental com frequência é de suma importância para saúde bucal, porque ela ajuda a fazer limpezas onde a escova não faz, contribuindo para a remoção do mau hálito.

Além do mais, o uso do fio dental é essencial para prevenção de placas dentárias e tártaro, na qual são os principais fatores da gengivite e periodontite.

3 . Enxaguar a boca

Enxaguar a boca é uma das estratégias coadjuvantes na prevenção da proliferação de bactérias, provenientes do consumo de alimentos e do excesso de açúcar.

As soluções mais indicadas para enxaguar a boca, constituem em propriedades antibacterianas e fluoretadas que podem ser compradas em farmácias.

4 . Higienização e raspagem da língua

Raspar as placas bacterianas encontradas na língua, é uma das estratégias para manter uma boca higienizada, saudável e longe do mau hálito.

Para uma raspagem eficiente e remoção das placas, procure seu dentista para mais orientações, pois alguma algum problema na sua escovação bucal pode existir.

5 . Evite alguns tipos de alimentos

Infelizmente, comer e logo escovar os dentes em alguns casos, não funcionam para quem quer se livrar do mau hálito.

Isso deve-se porque algumas propriedades encontradas nos alimentos, tem efeito na corrente sanguínea que recorrentemente são retornadas pelas vias pulmonares expelindo pela boca.

Dessa forma a questão é, quais alimentos você deve prevenir para evitar o mau hálito?

6 . Beba água

Beber água além de hidratar o corpo, ajuda a manter a umidade da boca fazendo com que o mau hálito fique controlado.

Lembrando que, a boca seca está relacionada com diversas patologias, e também é uma resposta do organismo em casos de doenças.

Por isso, se você tem problemas com boca seca frequentemente, procure um médico dentista para um diagnóstico adequado.

7 . Higienização de chapas e aparelhos bucais

Chapas e aparelhos bucais devem ser higienizados frequentemente para evitar proliferação de bactérias bucais.

Faça a remoção do aparelho dental ou da chapa, use uma escova para ajudar na limpeza e depois lave-os com água morna.

Dessa forma, ficará mais difícil a ação das placas bacterianas, quando feito pelo menos 1 vez ao dia.

8 . Consulta médica com dentista

Quase todo mundo na vida já quebrou algum dente, e geralmente após esse episódio, o dente fica com pequenos orifícios profundos onde os alimentos ficam trancados.

Por mais que tenha o hábito de escovar os dentes e passar o fio dental, a probabilidade de ficar comida nos orifícios profundos é grande.

Por isso a correção desse problema, deve ser analisada é feita por um periodontista.

Outra coisa, faça a limpeza de tártaro e placas regularmente cuidando da higiene bucal e ao mesmo tempo da sua saúde em geral.

Pois o acúmulo de placas, está relacionado ao desenvolvimento de doenças como a periodontite.