O mau hálito é um problema que afeta a maioria das pessoas podendo muitas vezes, prejudicar a imagem e a comunicação social.
A halitose ou mau hálito, é um odor desagradável que se forma por meio das condições higiênicas bucais ou estado de saúde debilitado.
Se você tem, ou conhece alguém que sofre com isso, oriente-a buscar um profissional dentista ou periodontista para o tratamento adequado.
Veja agora 8 dicas para se livrar do mau hálito naturalmente.
1 . Escovar os dentes após as refeições
Escovar dentes é um dos hábitos mais importantes para a saúde bucal, principalmente para a prevenção da doenças bucais e mau hálito.
A estrutura dos dentes e da boca no geral, apresentam pequenos e profundos orifícios que podem facilmente armazenar restos de comida.
Outra coisa é a escovação geral da boca para a remoção de placas bacterianas nas laterais língua e no céu da boca.
2 . Usar o fio dental com frequência
Uso do fio dental com frequência é de suma importância para saúde bucal, porque ela ajuda a fazer limpezas onde a escova não faz, contribuindo para a remoção do mau hálito.
Além do mais, o uso do fio dental é essencial para prevenção de placas dentárias e tártaro, na qual são os principais fatores da gengivite e periodontite.
3 . Enxaguar a boca
Enxaguar a boca é uma das estratégias coadjuvantes na prevenção da proliferação de bactérias, provenientes do consumo de alimentos e do excesso de açúcar.
As soluções mais indicadas para enxaguar a boca, constituem em propriedades antibacterianas e fluoretadas que podem ser compradas em farmácias.
4 . Higienização e raspagem da língua
Raspar as placas bacterianas encontradas na língua, é uma das estratégias para manter uma boca higienizada, saudável e longe do mau hálito.
Para uma raspagem eficiente e remoção das placas, procure seu dentista para mais orientações, pois alguma algum problema na sua escovação bucal pode existir.
5 . Evite alguns tipos de alimentos
Infelizmente, comer e logo escovar os dentes em alguns casos, não funcionam para quem quer se livrar do mau hálito.
Isso deve-se porque algumas propriedades encontradas nos alimentos, tem efeito na corrente sanguínea que recorrentemente são retornadas pelas vias pulmonares expelindo pela boca.
Dessa forma a questão é, quais alimentos você deve prevenir para evitar o mau hálito?
6 . Beba água
Beber água além de hidratar o corpo, ajuda a manter a umidade da boca fazendo com que o mau hálito fique controlado.
Lembrando que, a boca seca está relacionada com diversas patologias, e também é uma resposta do organismo em casos de doenças.
Por isso, se você tem problemas com boca seca frequentemente, procure um médico dentista para um diagnóstico adequado.
7 . Higienização de chapas e aparelhos bucais
Chapas e aparelhos bucais devem ser higienizados frequentemente para evitar proliferação de bactérias bucais.
Faça a remoção do aparelho dental ou da chapa, use uma escova para ajudar na limpeza e depois lave-os com água morna.
Dessa forma, ficará mais difícil a ação das placas bacterianas, quando feito pelo menos 1 vez ao dia.
8 . Consulta médica com dentista
Quase todo mundo na vida já quebrou algum dente, e geralmente após esse episódio, o dente fica com pequenos orifícios profundos onde os alimentos ficam trancados.
Por mais que tenha o hábito de escovar os dentes e passar o fio dental, a probabilidade de ficar comida nos orifícios profundos é grande.
Por isso a correção desse problema, deve ser analisada é feita por um periodontista.
Outra coisa, faça a limpeza de tártaro e placas regularmente cuidando da higiene bucal e ao mesmo tempo da sua saúde em geral.
Pois o acúmulo de placas, está relacionado ao desenvolvimento de doenças como a periodontite.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!