dentes saudáveis

8 cuidados para manter os dentes saudáveis

Ter dentes saudáveis no decorrer da vida não é algo que chega a ser inviável. Mas, para que isso seja possível, é preciso estar atento a uma série de práticas que devem ser realizadas constantemente.

Nos próximos tópicos, você vai acompanhar algumas das principais orientações dos especialistas para manter seus dentes saudáveis.

Dicas de como manter os dentes saudáveis

A seguir, saiba como manter os seus dentes saudáveis.

1. Escove os dentes regularmente

Escovar os dentes após as principais refeições do dia é sempre a recomendação mais importante. Procure usar escovas com pontas arredondadas e com cerdas macias para não machucar a gengiva. É importante se lembrar de fazer a troca das escovas a cada três meses, que é o tempo médio para o desgaste.

2. Cuide da higiene da língua

Muitas pessoas até cuidam bem dos dentes, mas esquecem-se da língua. As bactérias presentes na boca também podem se instalar na língua e proliferarem em excesso.  Além de causar mau hálito, elas ainda podem contribuir para o surgimento de infecções na gengiva e nos dentes.

3. Sempre use o fio dental

Após a escovação, o fio dental deve entrar em ação. Com a ajuda desse recurso simples é possível remover partículas de alimentos de áreas onde a escova não consegue chegar.

4. Na hora de dormir, capriche na limpeza

A noite, a limpeza dos dentes é ainda mais importante que a diurna. Há uma explicação para isso: no período de sono, a salivação diminui, o que torna a boca um ambiente agradável para as bactérias que causam cáries e outras doenças que afetam a saúde bucal.

5. Cuide da alimentação

Quase todas as pessoas sabem que, para ter dentes saudáveis, é preciso tomar muito cuidado com os doces. Entretanto, o que poucas pessoas consideram ou sabem, é que existem alimentos que são excelentes para a proteção.

Verduras, legumes, cenoura, pera e maça, por exemplo, são alguns desses alimentos. Há aqueles que ajudam a proteger o esmalte dos dentes, a combater bactérias e até aqueles que auxiliam em uma limpeza natural!

6. Abandone o cigarro

A nicotina e demais substâncias que estão presentes no cigarro causam manchas e danificam a estrutura dos dentes. Porém, existe um outro problema: se a pessoa já sofre com alguma condição em sua boca, o hábito de fumar interfere nas defesas do organismo, tornando mais difícil o tratamento e a prevenção.

7. Fazer bochechos

Alguns alimentos e bebidas, a exemplo das frutas cítricas, refrigerantes, café e vinho podem causar o escurecimento e provocar manchas nos dentes. É claro que não é possível evitar todos os alimentos ou excluir completamente alguns deles da dieta. Mas, para minimizar os problemas, algo simples que pode ser feito é o bochecho com água para remover o excesso de substâncias com corantes e a acidez.

8.  Faça uma limpeza profunda

O ideal é visitar o dentista para fazer uma limpeza profunda nos dentes ao menos uma vez por ano. Isso vai garantir uma proteção máxima e a certeza de que tudo está bem.

Por fim, lembre-se de que para ter dentes saudáveis, a rotina de visitas ao dentista deve ser cumprida. Cada pessoa possui necessidades diferentes e, além disso, quando o problema é identificado logo no início o tratamento é mais eficaz e mais rápido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe