Antisséptico bucal

7 mitos e verdades sobre o antisséptico bucal

O antisséptico bucal ao menos deveria fazer parte da rotina de cuidados com a higiene bucal. Porém, existem muitas dúvidas, dentre mitos e verdades sobre o impacto do uso deste produto no dia a dia.

Quer saber mais sobre? Pensando nisso, preparamos este texto com as principais informações sobre este assunto. Portanto, caso tenha interesse, continue a leitura.

O que é um antisséptico bucal? 

Antisséptico bucal, colutório ou enxaguante bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene bucal. O seu uso diário pode evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite, entre outros. 

Quais os principais benefícios do antisséptico bucal?

São muitos os benefícios que o antisséptico proporciona para sua saúde bucal. Veja a seguir os principais:

  • Prevenção de doenças: O uso diário de antisséptico bucal, reduz significativamente os riscos de cáries, placas bacterianas, tártaro, gengivite, periodontite, dentre outros.
  • Hálito agradável: O uso regular do antisséptico favorece um bom hálito no dia a dia, aumentando a segurança em situações de maior convívio social.
  • Ajuda na higienização da língua: Eficaz na eliminação de germes e bactérias, o antisséptico é um excelente aliado na limpeza da língua.
  • Sensação de frescor na boca: Ao usar o antisséptico, há aquela gostosa sensação de frescor na boca, o que torna a higienização mais completa e agradável.

Mitos e verdades sobre o antisséptico bucal

1-Engolir o enxaguante pode ser prejudicial.

Verdade. Os componentes do produto são agressivos para o aparelho digestivo, por isso quando ingeridos podem resultar em enjoo ou diarreia. Em casos de permanência dos sintomas o paciente deve imediatamente procurar um profissional..

2-Enxaguante bucal faz mal à saúde

Mito. O enxaguante tem um papel fundamental na higiene bucal, atuando na prevenção de doenças e evitando que problemas se instalem no seu sorriso. A limpeza e manutenção da saúde da boca evita dores e, consequentemente, tratamentos dentários incômodos.

3-Enxaguante bucal substitui a escovação

Mito.  enxaguante complementa a higiene, assim como o fio dental, para que o sorriso fique protegido. A escovação não pode ser substituída, pois é a principal forma de eliminar a placa bacteriana e remover os restos de alimentos dos dentes. 

4-É melhor evitar fórmulas com álcool.

Verdade. Antissépticos à base de álcool são mais agressivos à mucosa bucal, causando ardência e ressecamento. Uma alternativa ao álcool são as fórmulas com cloreto de cetilpiridínio, substância eficaz na prevenção da placa bacteriana e da gengivite. 

5-Prejudica o esmalte do dente.

Mito. Desde que feito adequadamente, o uso do enxaguante não traz qualquer problema para o esmalte dental.O importante é não usar esse item de forma excessiva e priorizar o consumo de enxaguantes que não contenham álcool.

6-Posso usar sem orientação do dentista

Mito. O acompanhamento de um profissional é muito importante. Somente um especialista poderá indicar o antisséptico que melhor atende às necessidades do seu sorriso, garantindo que você adquira um produto correto. 

 7-O antisséptico completa a higiene bucal.

Verdade. O produto é a terceira e última etapa da limpeza bucal, ou seja, deve ser usado após a escovação e o fio dental, quando a boca estiver totalmente limpa. O uso único e exclusivo desse produto como forma de higiene bucal não será eficaz quanto às 3 técnicas juntas.

Então, com a leitura deste post, você conseguiu tirar suas principais dúvidas com relação a mitos e verdades sobre o uso do antisséptico bucal. Vale ressaltar a importância da consulta a um profissional qualificado na escolha do tipo de produto a ser usado. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe