Alimentos Prejudiciais Para Os Dentes

7 Alimentos Prejudiciais Para Os Dentes

Os dentes são parte fundamental para a aparência do rosto. Quando estão amarelados ou são acometidos por alguma doença, a estética facial é completamente afetada. Para evitar esse problema, é possível adotar algumas medidas, como, por exemplo, não ingerir alguns alimentos.

Isso porque a alimentação pode prejudicar a arcada dentária, mesmo se você fizer a higienização correta da boca. Quer saber mais sobre esses alimentos? Então, continue a leitura do texto.

1) Balas duras e açucaradas

Quem consegue resistir às balinhas deliciosas? Porém, essa é uma ação necessária, pois são alimentos que ficam bastante tempo na boca, danificando seriamente o esmalte. Além disso, essas balas contêm grandes quantidades de açúcares que se aderirem aos dentes levam muito tempo para se dissolver.

2) Refrigerantes

Os refrigerantes são uns dos alimentos que mais contribuem para a formação de cáries, principalmente se ingeridos em excesso. O alto teor de açúcar dessas bebidas são um prato cheio para as cáries.

Outra desvantagem é que as bactérias presentes naturalmente na boca reagem a esses açúcares, gerando subprodutos ácidos que corroem o esmalte dental, deixando as estruturas dentárias mais frágeis.

3) Alimentos cítricos

Pode parecer estranho, mas os alimentos cítricos também podem ser prejudiciais aos dentes se consumidos em excesso. Isso se deve à sua acidez, que pode desencadear uma erosão ácida no dente.

O alto nível de acidez pode tornar o pH da boca mais ácido, impossibilitando a ação da saliva e ocasionando a perda de minerais do esmalte dental. Porém, se consumidos de forma equilibrada, os alimentos cítricos ajudam na produção da saliva e na autolimpeza dos dentes.

4) Café

Embora aquele cafezinho pós-almoço na sua rotina seja difícil de renunciar, você precisa ter cuidado com o consumo desta bebida. Os pigmentos do café têm um pH mais baixo que o da boca, favorecendo a agressão dos dentes.

Dessa forma, a arcada dentária acaba sendo agredida, perdendo minerais importantes e se tornando mais porosa. Com este cenário, os pigmentos do café se instalam nos dentes e causam manchas desagradáveis.

5) Álcool

As bebidas alcoólicas contêm substâncias que corroem os tecidos da bochecha, gengiva e da boca, reduzindo a produção de saliva, responsável por ajudar a remover o resto de alimentos que ficam na boca

Em função da menor quantidade de saliva, a boca fica seca e se torna um ambiente agradável para o desenvolvimento de bactérias, contribuindo para o surgimento de cáries. Além disso, bebidas como o vinho também mancham os dentes.

6) Carboidratos

Assim como os alimentos açucarados, os carboidratos também podem exercer uma ação prejudicial sobre os dentes. Isso porque tudo que tem amido se transforma em açúcar após a digestão. Então, evite o consumo de batata, pão, macarrão, arroz e feijão.

7) Castanhas duras

As castanhas mais rígidas podem quebrar o esmalte dentário e danificar possíveis implantes dentários, dentaduras e aparelhos ortodônticos. Porém, as castanhas são saudáveis e você não precisa descartá-las. Basta comer castanhas menores, quebradas em pedaços.

Então, se você quer manter seus dentes saudáveis e evitar prejuízos a sua boca, siga nossas dicas e suspenda ou, pelo menos, reduza a ingestão destes alimentos mencionados. Portanto, faça a sua parte e mantenha a sua saúde bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe