6 fatores que influenciam na inflamação da gengiva

A inflamação da gengiva é uma doença que afeta cerca de 2,2 milhões de brasileiros na fase adulta, segundo levantamento do Ministério da Saúde, e 88% deles sequer imaginam, estando sujeitos a diversos riscos mais graves. 

Sendo assim, é fundamental conhecer mais sobre como reduzir os riscos de desenvolver essa inflamação. Quer saber mais sobre os fatores que influenciam esta condição? Então, continue a leitura do post.

O que é a inflamação da gengiva?

A gengiva inflamada ou gengivite, como também é chamada, é a fase precursora da doença periodontal. Caso não seja devidamente tratada, pode evoluir para quadros mais graves, podendo até aferir o ligamento periodontal.

A inflamação nas gengivas é muito comum. Na grande maioria dos casos, a gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana, (restos de alimentos e bactérias) que se instalam entre o dente e a gengiva originando gengivas inflamadas, o que normalmente implica o sangramento das gengivas.

Esta placa bacteriana é uma película viscosa, tipo muco, que adere ao dente. Não sendo devidamente removida na escovação, a placa acaba por endurecer, tornando-se mais espessa, e mais aderente à superfície dos dentes, originando a formação de tártaro, sendo a sua remoção possível apenas com o auxílio de um dentista.

Fatores que influenciam na inflamação da gengiva

A inflamação na gengiva, assim como qualquer outra condição, tem fatores-chave que influenciam no acometimento da doença. A seguir mostraremos alguns destes fatores:

  1. Má escovação dos dentes: A boa escovação e o uso do fio dental são essenciais para manter a saúde bucal, a ausência destes cuidados diários aumenta significativamente as chances de inflamação;
  2. Consumo excessivo de alimentos e bebidas doces: principalmente havendo a escovação dos dentes logo em seguida; neste caso a escovação, mesmo que tardia, não tira toda a sujeira, iniciando o acúmulo de placa bacteriana.
  3. Cigarro: O cigarro tem toxinas que se tornam um veneno para a gengiva e os dentes, facilitando assim a possibilidade de inflamações e outras condições;
  4. Não fazer visitas frequentes ao dentista: A ausência de acompanhamento periódico de um profissional é muito prejudicial. Não sendo feitos exames preventivos, limpezas como a de tártaro, dentre outros.
  5. Não usar fio dental: O fio dental, que alcança as áreas que a escovação não atinge, impede a ação das bactérias nessas frestas. Assim sendo, seu uso é essencial para a prevenção de inflamações.
  6. Maus hábitos alimentares: Consumo excessivo de alimentos muito pigmentados, como café, chá e chocolate, e alimentos muito grudentos, como balas macias, também são hábitos que favorecem o acúmulo de placa bacteriana, ou seja, um prato cheio para inflamações.

Qual o tratamento para inflamação da gengiva?

O tratamento da gengivite vai variar e depender do estágio e gravidade da doença. Logo, para haver a identificação do tipo do problema é ideal recorrer ao seu dentista, para assim seguir o tratamento ideal ao seu caso. 

O tratamento em consultório é feito em fases, são elas: raspagem dos dentes (remoção do tártaro e placa bacteriana), lavagem com água e bicarbonato, escovação dos dentes com creme dental específico, finalização com aplicação de flúor. 

Após a realização do procedimento, o paciente é orientado pelo dentista para alguns cuidados de ação preventiva, mantendo os efeitos da promoção de saúde bucal.

Em casos muito graves, os cuidados em casa podem envolver a ingestão de remédios, como anti-inflamatórios e antibióticos, para que a quantidade de bactérias na boca seja controlada.

Então, se você queria saber mais sobre os fatos geradores da gengivite, com a leitura deste post, encontrou as informações que precisava. Caso perceba qualquer anormalidade, procure imediatamente o seu dentista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe