mau hálito

6 causas do mau hálito

O mau hálito ou halitose são sinônimos da mesma patologia, e resultam em um desagradável cheiro oral sendo facilmente percebido, durante uma conversa.

Esse problema não apenas é um sinal de que algo está afetando a saúde bucal e saúde geral, mas também a vida social e a auto estima podem ser comprometidas.

Quando uma pessoa está com mau hálito, o sentimento de vergonha surge com o objetivo de proteger sua imagem, atrapalhando a comunicação social.

As causas da halitose são multifatoriais. Portanto, dentistas e periodontistas são os profissionais a serem confrontados com esse problema.

Neste artigo você verá 6 causas que contribuem para mau cheiro oral.

1. Hábitos de higiene bucal

O mau hálito pode se originar através das bactérias presentes nos dentes, na língua, na gengiva e todo orifício bucal.

O uso correto do fio dental faz a remoção de micro sujeiras alocadas em locais onde apenas a escovação, não é o suficiente.

Por isso, em alguns casos, a halitose é associada a falta de higiene bucal, na qual é o fator responsável por doenças gengivais como a gengivite e periodontite.

2. Boca seca

A boca seca está relacionada a falta de produção salivar, na qual ajuda indiretamente na umidade bucal produzindo facilmente o mau cheiro na boca.

Nesse caso pode-se ingerir várias frequentemente pequenas porções de água e líquidos durante o dia, ou mesmo utilizar aqueles sprays para boca seca ou enxágue com propriedades fluoretadas.

3. Respiração

O aspecto mecânico da respiração, em relação a boca e nariz, é um fator primordial no surgimento da halitose, que tem como nome pseudo-halitose.

Isso acontece quando, por algum motivo, sua respiração tem como principal via respiratória, a boca em vez do nariz promovendo a secura salivar.

4. Fumar

Fumar é considerado um dos piores hábitos da humanidade, e infelizmente prejudica imensamente a saúde da boca a longo prazo, podendo originar doenças graves como câncer na boca, língua, gengiva e garganta.

A fumaça do cigarro, durante a sucção, as substâncias nocivas e o tabaco em si alocam-se nas placas dentárias produzindo o mau hálito.

Este hábito, sim deve ser o primeiro a ser eliminado, caso você tenha problemas com mau hálito, e também almeja uma boa saúde longe de doenças graves como câncer.

5. Alimentos

Todo mundo já deve ter experimentado algum alimento que resultou no mau cheiro prolongado do mau hálito.

Acontece que, cada organismo tem suas especificações e respostas a um determinado alimento.

Na maioria dos casos, o mau hálito surge depois de consumir alimentos como cebola, alho, certos vegetais e especiarias.

Cabe a você administrar o consumo de alimentos, e principalmente os horários para que não te deixe em situações de desconforto, seja no relacionamento amoroso, trabalho ou em outras situações.

6. Doenças relacionadas ao mau hálito

O organismo quando recupera-se de uma infecção ou de alguma condição de saúde debilitada por doenças graves, responde através de sinais como o mau hálito.

A doença mais comum relacionada ao mau hálito é a periodontite, que é uma condição avançada da gengivite.

Outras condições de saúde debilitada que resultam em mau hálito, estão relacionadas com amigdalite, sinusite bronquite, doenças gastrointestinais, doença hepática ou renal avançada e diabetes não controlada.

Em quase 85% de todos os casos de halitose, a origem é identificada na cavidade oral e é percebida juntamente com o mau cheiro. As causas orais são formadas por uma camada ou revestimento da língua, gengivite e periodontite, ou uma combinação de ambos.

Como dito anteriormente o mau hálito é uma resposta de que falta higienização bucal com frequência, como também, em alguns casos, está relacionada a doenças graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe