implantes dentários

5 situações em que é recomendada a colocação de implantes dentários

A colocação de implantes dentários é indicada no caso de perda dentária total, parcial ou unitária. Porém, a ausência de um ou mais dentes pode ser provocada por diferentes tipos de situações, que variam desde acidentes até doenças graves.

Você conhece os principais problemas que podem exigir a colocação dos implantes dentários? Caso não, recomendamos a leitura deste post, pois, listaremos as situações mais recorrentes.

1) Traumas faciais

Trata-se de qualquer ferimento físico localizado na face que pode afetar a pele, os músculos, nervos ou ossos da região. Quando os traumas faciais provocam perdas dentárias, o cirurgião buco maxilo é o profissional mais indicado para o tratamento.

Ainda, a fratura dos dentes é uma das consequências mais comuns desses traumas. Se afetar toda a coroa do dente, inclusive a raiz dentária, a colocação dos implantes dentários é indicada, além das próteses sobre os implantes.

2) Bruxismo

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger e aperto involuntário dos dentes e pode estar associada ao estresse. Ainda não se sabe a causa para este problema que pode ocorrer no decorrer do dia ou durante o sono. 

Ademais, uma das consequências do bruxismo é o desgaste da dentição. Nessas situações, o implante dentário é recomendado para a colocação de próteses. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a ocorrência de fraturas, trincas ou de sobrecarga.

3) Gengivite

Outra situação que pode levar a perda de um ou mais dentes é a gengivite, também conhecida como doença periodontal. Essa condição está associada aos maus hábitos de higiene bucal, o que favorece a proliferação de bactérias que alcançam a raiz dos dentes.

Ainda, o tratamento desses quadros mais graves de gengivite pode ser feito com a colocação dos implantes dentários. Porém, para evitar que a doença se espalhe pelos dentes vizinhos e na própria prótese, ela precisa ser tratada antes da cirurgia.

Além disso, o dentista precisa estar atento ao quadro de saúde do paciente. Isso porque pessoas mais suscetíveis à doença periodontal precisam passar por análise mais rígida em relação ao tipo de implante a ser colocado.

4) Anodontia

Trata-se da ausência parcial ou total dos dentes, sendo este último mais raro. A anodontia é considerada uma anomalia de desenvolvimento e tem origem em fatores genéticos. Além dos problemas de oclusão, essa condição pode impactar consideravelemente a harmonização facial.

Ademais, a anodontia também pode alterar a mastigação da criança e a fala. Por isso, é um problema que precisa ser tratado o quanto antes. Entre as principais formas de tratamento está a utilização de próteses totais até o final da fase de crescimento.

No entanto, o tratamento é individualizado, respeitando as características do paciente. Outra alternativa é a colocação de mini implantes dentários ou de um implante osseointegrado. Embora não tenha cura, é possível restaurar as funções do paciente.

5) Cáries

As cáreis são uma forma de deterioração do dente que, geralmente, são provocadas pelo estilo de vida do paciente. Isso porque os alimentos ingeridos, a higiene bucal, a presença de flúor na água ingerida ou no creme dental são fatores que influenciam o aparecimento dessa condição.

Ainda, as cáries podem ser coronárias, radiculares ou recorrentes. Quando não tratadas, elas podem se tornar um problema grave, destruindo o dente, afetando o nervo e provocando um abcesso.

Nessas situações mais graves, o tratamento limita-se a realização de canal, cirurgia ou extração do dente. Quando há a perda dentária ou a necessidade de extrair o dente, a colocação dos implantes e próteses pode ser indicada.

Enfim, com a leitura deste post. você entendeu um pouco mais sobre o uso dos implantes dentários e conheceu algumas das situações que podem exigir a sua colocação. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe