gengivite

5 Formas De Reduzir Os Riscos De Gengivite

A gengivite é uma condição que se caracteriza pela inflamação das gengivas em decorrência, principalmente, da má higiene bucal. Quando não tratado, o problema pode evoluir e trazer uma série de consequências graves.

Neste sentido, é fundamental conhecer mais sobre como reduzir os riscos de desenvolver essa inflamação. Quer saber mais sobre essas dicas de prevenção? Então, continue a leitura do post.

1) Cuide da sua alimentação

Um estudo realizado pelas Universidades Estaduais do Ceará e de Campinas descobriu que a alimentação é capaz de contribuir ou prevenir a ocorrência de gengivite e outras inflamações. Uma dieta composta por frituras, excesso de carne vermelha e produtos industrializados é pró-inflamatória.

Isso porque promove a redução de interleucina-4, uma substância protetora presente na gengiva. Da mesma forma, uma alimentação pouco saudável eleva o risco de sangramentos gengivais.

Neste sentido, é preciso adotar um padrão alimentar anti-inflamatório, composto por frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas, peixes, entre outros. Porém, é imprescindível que essa dieta seja associada a uma boa higiene bucal.

2) Mantenha uma boa rotina de higiene bucal

Embora pareça óbvio, é sempre importante ressaltar que uma boa higiene bucal é sinônimo de um sorriso saudável e livre de doenças, como a gengivite. Dessa forma, a sua primeira preocupação deve ser com a limpeza diária dos dentes.

Por padrão, os dentistas recomendam que a escovação dos dentes seja feita, pelo menos, 3 vezes ao dia. Assim, é possível remover a placa bacteriana. Além disso, é preciso fazer uso diário do fio dental.

3) Invista nos produtos certos

Em alguns casos, mesmo mantendo uma boa higiene bucal, a gengivite aparece. O problema pode ter relação com a qualidade dos produtos que você está usando. Para evitar a inflamação da gengiva, opte por cremes dentais que contenham fluoreto de estanho, substância que aumenta a proteção dos dentes.

4) Pare de fumar

Além de manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal, é de extrema importância abandonar alguns hábitos prejudiciais, como o fumo. Por isso, se você quer evitar os riscos de desenvolver uma gengivite, pare de fumar.

Isso porque há uma associação entre o consumo de tabaco e a formação dessa inflamação, apresentando não só uma maior prevalência entre fumantes, mas também uma maior gravidade da doença.

5) Visite o dentista regularmente

Quer prevenir a inflamação na gengiva e outras doenças bucais? Estabeleça uma rotina de visitas regulares ao dentista. Assim, você estará mantendo uma análise constante da sua saúde bucal.

Ao primeiro sinal de algo anormal, o profissional irá adotar as medidas necessárias para evitar que o problema evolua. Além disso, caso sua escovação não esteja adequada, ele irá orientá-lo corretamente.

Então, como você pode perceber, a gengivite é uma condição que pode trazer muitos prejuízos e, por isso, precisa ser evitada. Portanto, siga nossas dicas e elimine o risco de desenvolver essa e outras inflamações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe