A gengivite é uma condição que se caracteriza pela inflamação das gengivas em decorrência, principalmente, da má higiene bucal. Quando não tratado, o problema pode evoluir e trazer uma série de consequências graves.
Neste sentido, é fundamental conhecer mais sobre como reduzir os riscos de desenvolver essa inflamação. Quer saber mais sobre essas dicas de prevenção? Então, continue a leitura do post.
1) Cuide da sua alimentação
Um estudo realizado pelas Universidades Estaduais do Ceará e de Campinas descobriu que a alimentação é capaz de contribuir ou prevenir a ocorrência de gengivite e outras inflamações. Uma dieta composta por frituras, excesso de carne vermelha e produtos industrializados é pró-inflamatória.
Isso porque promove a redução de interleucina-4, uma substância protetora presente na gengiva. Da mesma forma, uma alimentação pouco saudável eleva o risco de sangramentos gengivais.
Neste sentido, é preciso adotar um padrão alimentar anti-inflamatório, composto por frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas, peixes, entre outros. Porém, é imprescindível que essa dieta seja associada a uma boa higiene bucal.
2) Mantenha uma boa rotina de higiene bucal
Embora pareça óbvio, é sempre importante ressaltar que uma boa higiene bucal é sinônimo de um sorriso saudável e livre de doenças, como a gengivite. Dessa forma, a sua primeira preocupação deve ser com a limpeza diária dos dentes.
Por padrão, os dentistas recomendam que a escovação dos dentes seja feita, pelo menos, 3 vezes ao dia. Assim, é possível remover a placa bacteriana. Além disso, é preciso fazer uso diário do fio dental.
3) Invista nos produtos certos
Em alguns casos, mesmo mantendo uma boa higiene bucal, a gengivite aparece. O problema pode ter relação com a qualidade dos produtos que você está usando. Para evitar a inflamação da gengiva, opte por cremes dentais que contenham fluoreto de estanho, substância que aumenta a proteção dos dentes.
4) Pare de fumar
Além de manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal, é de extrema importância abandonar alguns hábitos prejudiciais, como o fumo. Por isso, se você quer evitar os riscos de desenvolver uma gengivite, pare de fumar.
Isso porque há uma associação entre o consumo de tabaco e a formação dessa inflamação, apresentando não só uma maior prevalência entre fumantes, mas também uma maior gravidade da doença.
5) Visite o dentista regularmente
Quer prevenir a inflamação na gengiva e outras doenças bucais? Estabeleça uma rotina de visitas regulares ao dentista. Assim, você estará mantendo uma análise constante da sua saúde bucal.
Ao primeiro sinal de algo anormal, o profissional irá adotar as medidas necessárias para evitar que o problema evolua. Além disso, caso sua escovação não esteja adequada, ele irá orientá-lo corretamente.
Então, como você pode perceber, a gengivite é uma condição que pode trazer muitos prejuízos e, por isso, precisa ser evitada. Portanto, siga nossas dicas e elimine o risco de desenvolver essa e outras inflamações.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!