fio dental

Fio dental: 5 dicas para usar corretamente

O fio dental é indispensável para uma higienização bucal adequada, pois tem a capacidade de eliminar sujeiras em locais que a escova não alcança. Entretanto, para ter eficiência e manter os dentes e gengivas limpas, é essencial saber usá-lo corretamente.

Embora o uso do fio dental seja uma prática comum na rotina de muitas pessoas, o uso adequado e que garante uma limpeza eficaz ainda é alvo de dúvidas – além da frequência correta, é preciso utilizar técnicas para promover uma limpeza completa.

Se você também tem dúvidas sobre como usar o fio dental da forma correta e preservar a sua saúde, este post vai ajudar! Continue a leitura e veja 5 dicas valiosas para usar o fio dental da forma certa e evitar problemas para garantir um sorriso saudável e bonito!

A importância do uso do fio dental

O uso do fio dental é extremamente importante para a saúde bucal, pois elimina sujeiras que podem se transformar em placas bacterianas. Sendo assim, é uma parte que garante a limpeza completa, retirando resíduos que quando acumulados, se tornam um gatilho para diversos problemas, como:

  • inflamações na gengiva;
  • cáries e placas entre os dentes;
  • mau hálito;
  • sangramento na gengiva;
  • doenças periodontais.

5 dicas para usar o fio dental da maneira adequada

Por ser uma das etapas mais relevantes da higiene bucal, o uso do fio dental precisa ser contínuo e realizado corretamente, para proporcionar benefícios essenciais para a saúde. Portanto, é imprescindível que você adote bons hábitos e use o fio da maneira correta.

Veja como fazer!

1. Mantenha a rotina diária de uso

Para garantir que a sua boca permaneça limpa e livre de placas bacterianas, é importante utilizar o fio dental diariamente, após as refeições. O uso contínuo é decisivo para promover a saúde e evitar o acúmulo de sujeira em locais que a escovação não alcança.

2.  Faça movimentos leves

Sempre que utilizar o fio dental, tenha atenção a força que aplica na limpeza, pois os excessos podem causar ferimentos e inflamações. Sendo assim, realize movimentos leves e contínuos para remover impurezas sem provocar dores ou pequenas lesões.

3. Não reutilize os fios

O fio dental deve ser utilizado apenas uma vez, sendo que o pedaço que utilizou em um dente, não poderá ser usado em outros. Essa medida contribui para evitar transmitir sujeiras de um dente ao outro e comprometer a higiene.

4. Enrole o fio nos dedos indicador e polegar das duas mãos

Para ter flexibilidade no uso e limpar entre os dentes com eficiência, posicione o fio dental no dedo indicador de uma mão e no polegar da outra. Assim, você poderá chegar até os dentes de trás e fazer a limpeza adequadamente.

5. Deslize os fios levemente em sentido vertical

Muitas pessoas utilizam o fio dental com movimentos apenas na horizontal, no entanto, fazer movimentos para cima e para baixo também é essencial para remover todas as sujeiras, além de sempre enxaguar a boca após o uso.

Se você deseja ter uma higiene bucal de qualidade, também é imprescindível fazer uma limpeza profissional com um dentista especialista. É a garantia de que os seus dentes vão estar realmente limpos e com orientações personalizadas para promover ainda mais sua saúde.

Como você percebeu, usar o fio dental corretamente é um hábito muito importante e pode ser feito com técnicas simples no dia a dia. Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde bucal e ficar livre de problemas que podem comprometer a sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe