Gengivas saudaveis

5 Dicas Para Manter as Gengivas Saudáveis

Uma gengiva saudável é fundamental para dentes fortes. Isso porque é ela quem cobre os ossos que sustentam os dentes, formando uma vedação que impede o acesso da placa bacteriana.

Você sabe quando a sua gengiva está com aparência saudável ou não? Quer conhecer algumas dicas para mantê-la em boas condições? Então, você precisa ler este artigo.

1) Escove os dentes com regularidade e de forma correta

A principal causa de gengivite é a má higiene bucal. Neste sentido, para evitar essa inflamação basta ter uma rotina de limpeza da região oral, a começar pela escovação dos dentes. Porém, ela precisa ser feita de forma correta e com regularidade.

O primeiro passo é a escolha de uma escova. O recomendado é optar por uma com cerdas macias, com um tamanho que permita acessar os últimos dentes. Além disso, esteja atento ao tempo de uso, pois elas precisam ser trocadas a cada 3 meses.

No que se refere ao processo de escovação, o importante é ter calma e realizar movimentos suaves, de dentro para fora, como se estivesse querendo eliminar algo da raiz do dente. Uma escovação agressiva pode ferir a gengiva e favorecer um quadro inflamatório.

2) Escolha um bom creme dental

Além de preocupar-se com a qualidade e validade da escova, uma boa higiene oral depende da escolha de um bom creme dental. As opções com flúor são as mais indicadas, pois fortalecem o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes às cáries.

No entanto, ao fazer uma simples pesquisa, você encontrará diversas opções de cremes dentais à base de flúor. Enquanto alguns contêm xilitol ou bicarbonato de sódio, outros têm propriedades branqueadoras. O ideal é avaliar com o seu dentista qual o melhor tipo para os seus dentes.

3) Tenha hábitos alimentares saudáveis

Como já dissemos, a gengivite é um problema decorrente da má higiene bucal, causando sangramento, dor e infecção. Uma forma de favorecer a saúde dos dentes é adotando hábitos alimentares saudáveis.

Isso porque o consumo de alimentos ricos em açúcar e corantes contribui para a formação de cáries, exigindo que você escove os dentes imediatamente após o seu consumo. Por isso, reduza a ingestão de açúcar e contribua para uma gengiva saudável.

4) Consuma bastante água

Beber muita água ao longo do dia é a melhor forma de manter a saúde das gengivas. Essa atitude ajuda a eliminar toxinas da cavidade oral, além de manter o corpo hidratado e contribuir para o processo de digestão.

5) Use o fio dental com frequência

Quando falamos de higienização bucal, não estamos apenas nos referindo à escovação, mas também ao uso do fio dental. Esse recurso é tão ou mais importante que o uso da escova de dentes, pois é o único capaz de acessar os espaços entre os dentes.

Assim, o fio dental é necessário para remover os resíduos e bactérias que se instalam nesses locais. Para utilizá-lo corretamente, sempre separe um longo pedaço de fio, enrole nos dedos indicadores e envolva cada dente, um por vez, fazendo movimentos de baixo para cima. Nunca reutilize o fio em outro dente.

Então, se você deseja manter suas gengivas saudáveis e evitar os perigos que uma doença periodontal pode trazer, siga nossas dicas e cuide da sua saúde bucal. Além disso, lembre-se de periodicamente visitar o seu dentista.