gengiva

5 cuidados que você deve ter com a sua gengiva no dia a dia

Apesar de os dentes serem o principal alvo de preocupação das pessoas, no que diz respeito à saúde bucal, a gengiva é outra parte da boca que merece atenção redobrada. Além de revestir o osso e sustentar a arcada dentária, ela contribui para a estética do sorriso.

Por isso, é importante adotar um rotina de cuidados com essa região. Então, preparamos este post com algumas dicas sobre o que você deve fazer para ter uma gengiva saudável.

1) Alimentação equilibrada e saudável

Os alimentos que ingerimos influenciam diretamente em nossa saúde. Essa regra também vale para a gengiva. Uma alimentação rica em produtos açucarados ou gordurosos contribui para o acúmulo de placa bacteriana que fica armazenada na superfície dos dentes.

Ainda, a presença dessas bactérias endurecem a região, podendo causar uma inflamação chamada de gengivite. Outrossim, a deficiência de vitamina C também pode provocar essa condição. Neste sentido, é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras e nutrientes.

2) Usar sempre o fio dental

Provavelmente, você já foi alertado por um odontologista ou por familiares sobre a importância de utilizar o fio dental. Entre os principais benefícios obtidos pelo seu uso está a remoção das bactérias que ficam acumuladas entre os dentes e, consequentemente, evita a gengivite.

Ademais, o enxaguante bucal também ajuda na higiene bucal, sendo um aliado na prevenção de doenças, da formação de cárie dentária e da proliferação de bactérias. Por isso, tanto o fio dental quanto o enxaguante precisam fazer parte da sua rotina de higiene bucal.

3) Escovar os dentes corretamente

Desde criança somos ensinados a escovar os dentes de forma correta. Porém, na idade adulta, seja pela correria do dia ou pelo esquecimento, passamos a fazer uma escovação irregular, reduzindo a eficácia desta prática no combate as doenças bucais.

Assim, ao escovar os dentes, não tenha pressa e nem utilize força excessiva. Além disso, invista em uma escova com cerdas macias. Dessa forma, você conseguirá eliminar os restos de comida que permanecem na boca sem machucar a gengiva.

4) Visitar o dentista regularmente

Assim como há a necessidade de fazer visitas periódicas ao cardiologista e oftalmologista, por exemplo, você também precisa criar o hábito de consultar-se com o dentista regularmente. Esse acompanhamento periódico garante a realização da profilaxia dental.

Ademais, as visitas regulares ao dentista ajudam a evitar diversas doenças bucais, favorecem o aprendizado de uma escovação correta e da necessidade utilizar o fio dental. A depender da sua condição bucal, essas consultas podem ser realizadas anualmente ou a cada seis meses.

5) Cuidar do corpo

O mau funcionamento do corpo pode influenciar diretamente na saúde da gengiva. Isso porque existem doenças sistêmicas que afetam todo o organismo, como é o caso do diabetes. Essa patologia quando não controlada contribui para o desenvolvimento da gengivite.

Outrossim, as doenças autoimunes também exercem grande influência na saúde da boca. Por isso, além de cuidar da higiene bucal, também é necessário estar atento à presença de sintomas e evitar possíveis doenças.

Portanto, se você deseja ter uma gengiva saudável e quer afastar os riscos de doenças bucais, siga nossas dicas e dedique um tempo para cuidar da sua saúde bucal.