saúde bucal do idoso

5 cuidados que os idosos devem ter com a saúde bucal

Manter bons hábitos, principalmente, no que se refere à saúde bucal é essencial. Mesmo porque, muitas vezes, esse comportamento tem efeito cumulativo ao longo dos anos. Fora isso é determinante para a conservação dos dentes.

Além disso, a prevenção ainda evita complicações futuras. Sobretudo em função de doenças oportunistas com potencial trágico para imunidade desse grupo.

Assim, se você quer ter uma longa vida com qualidade leia este artigo. Confira cinco dicas para manter um sorriso saudável ao envelhecer.

Saúde bucal consequências

Muita gente desconsidera o quanto o desleixo com essa área pode encurtar a expectativa de vida. Para se ter ideia disso, sabe-se que o câncer de boca é o quarto tipo de doença mais comum no Brasil.

Além disso, a maioria desses casos são diagnosticados em estágio avançado com alta probabilidade de ser fatal. Algo que poderia ser, facilmente, evitado se houvesse precaução e abandono de certos hábitos prejudiciais à saúde.

Para piorar ainda há outras ocorrências dentais que se revelam preocupantes, principalmente se associadas ao descontrole do diabetes e hipertensão.

Não por acaso, a questão ganha destaque nos últimos anos, sendo considerada um verdadeiro problema de saúde pública. Para evitar qualquer efeito negativo confira nos próximos tópicos alguns cuidados.

1. Higiene dental determinante

Certamente, a higiene dental é essencial para preservar a dentição. Porém, é mais do que isso a boca é a porta de entrada de bactérias e vírus, por isso, qualquer descuido nesse sentido pode se reverter em uma infecção.

Pior ainda se for negligenciada ao ponto de se transformar em algo mais grave caso da periodontite. Nessas circunstâncias existe, de fato, a possibilidade de atingir a corrente sanguínea afetando o organismo como um todo e ser mortal.

2. Saúde bucal X cigarro

De fato, essa frase não faz o menor sentido, ainda mais porque o uso do tabaco em algum momento afetará a saúde desse indivíduo. Não tenha dúvidas disso seja pelo:

• desgaste causado pela cárie evidentemente causada pelo uso prolongado;
  • imunidade baixa e predisposição para quadros infecciosos;
  • circulação problemática em função do acúmulo de toxinas no organismo;
  • sem contar o quanto isso tende a corroer as relações sociais do fumante em vista do mau hálito permanente;

3. Comportamento de risco

O uso de preservativo, principalmente, durante o sexo oral é outro hábito imprescindível. Cada ano se comprova o quanto essa prevenção reduz a chance de doenças sexualmente transmissíveis tais como:

• HPV;
  • AIDS;
  • Sífilis;
  • Herpes;
  • Gonorreia;
  • Hepatite.

Logo mais um motivo para se cuidar e prevenir, afinal, a maioria dessas doenças exige tratamento por toda vida. Ainda assim trazem inúmeros efeitos colaterais adversos e, para piorar, podem ser fatais se não houver os devidos cuidados.

4. Questão nutricional

A alimentação, naturalmente, garante a saúde bucal,principalmente  se houver uma dieta balanceada. Decerto há vitaminas funcionais indispensáveis para conservá-la. Na dúvida não abra mão de:

• alimentos cítricos caso da laranja, limão entre outros;
  • se hidratar sempre;
  • evite o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas;
  • modere doces e gordura;
  • se possível reduza também refrigerantes e energéticos em ambos casos podem agredir o esmalte dos dentes.

5. Atenção ao implante dentário

Quem faz uso de próteses ou passou por alguma intervenção com implante dentário deve redobrar cuidados. Independente de serem fixas ou móveis a higienização constante segue importante.

Bem como o check up médico periódico e, claro, assiduidade odontológica. Somente dessa forma se torna possível acompanhar cada aspecto que pode ter efeitos negativos para saúde bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!