Grávida

5 cuidados com a saúde bucal que a grávida deve ter

Sem dúvida, toda grávida deve redobrar a atenção à saúde bucal durante essa fase. Sobretudo, porque além de conferir se está tudo em ordem, cabe ao dentista orientar a paciente sobre a forma correta de higienização do bebê durante a amamentação.

Além disso,muitas delas costumam desenvolver diabetes gestacional. Um risco a mais para os dentes nesse período. Ainda mais porque boa parte delas enfrenta um turbilhão de emoções nesses meses, o que também contribui para complicações nessa área.

Logo, se você está nessa condição , leia este artigo, e conheça algumas dicas para se prevenir de qualquer problema nesse sentido.

O que a grávida deve saber?

Bom, para começar toda gestante deve seguir com o pré-natal. Assim como manter uma dieta balanceada e evitar excessos ou intervalos longos em jejum. Naturalmente, nesse estado a nutrição é indispensável.

Fora isso, esse grupo deve ter atenção especial à higiene bucal. Mesmo porque o sistema imunológico delas é mais suscetível às infecções, dentre elas à cárie e gengivite.

Por isso, recomenda-se visitas trimestrais ao consultório odontológico. Exatamente, para prevenir ocorrências desse tipo.

Confira a seguir outras dicas indicadas nesse estágio.

1. Previna-se de quadros infecciosos

Conforme explicado acima, a condição contribui para transtornos dentários.

Mesmo quando todos cuidados de limpeza são seguidos à risca, ocorrências desse gênero podem ter relação com o descontrole hormonal. Algo característico nesse quadro, mas que deve ser tratado para resguardar a gestante.

2.  Reduza a chance de surpresas 

Ainda assim, sabe-se que quadros não tratados de gengivite estão ligados ao nascimento prematuro.

Logo, mais um motivo para cuidar dessa área. Afinal, nenhuma grávida consciente deseja antecipar a gestação dessa forma.

3. Grávida: controle a ansiedade

Certamente, você já ouviu que a gestante não pode ser anestesiada, na hipótese de tratamentos odontológicos mais complexos. 

Pois, trata-se de um mito, claro que nessas condições o cirurgião-dentista deve observar uma série de protocolos específicos, porém todos são válidos para reduzir qualquer desconforto e ansiedade.

Contudo, de qualquer modo, toda gestante deve encontrar alternativas para lidar melhor com suas emoções. Mesmo porque esse controle além de não fazer bem para a mulher ainda afeta o bem. Assim, muitas delas se beneficiam:

  • ao incorporar técnicas de relaxamento;
  • praticar exercícios moderados;
  • bem como devem evitar o consumo exagerado de açúcar em momentos de tensão;
  • ao monitorar com frequência a pressão;
  • em último caso existe a possibilidade de indicação médica de fármacos específicos para controlar qualquer evento atípico nesse estado.

4. Hidrate-se mais

Por falar em hábitos saudáveis a hidratação, decerto, se inclui nessa opção. Isso porque a água ajuda na desintoxicação do organismo e ainda reduz a chance de infecções oportunistas. 

Sem contar que ainda evita infecções urinárias, bem comuns nesse caso. Sendo assim, beba água sempre o seu organismo agradece.

5. Use o fio dental

Outra recomendação que toda grávida deve priorizar é o uso desse acessório. Sim, é indispensável mesmo porque a escova é insuficiente para alcançar a gengiva. Como você já sabe, qualquer descuido na região periodontal favorece o risco de partos prematuros.

Logo, na dúvida é melhor se cuidar. Por falar nisso, não deixe de manter a assiduidade também no dentista durante o pré-natal, assim você evita qualquer evento atípico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe