Sem dúvida, toda grávida deve redobrar a atenção à saúde bucal durante essa fase. Sobretudo, porque além de conferir se está tudo em ordem, cabe ao dentista orientar a paciente sobre a forma correta de higienização do bebê durante a amamentação.
Além disso,muitas delas costumam desenvolver diabetes gestacional. Um risco a mais para os dentes nesse período. Ainda mais porque boa parte delas enfrenta um turbilhão de emoções nesses meses, o que também contribui para complicações nessa área.
Logo, se você está nessa condição , leia este artigo, e conheça algumas dicas para se prevenir de qualquer problema nesse sentido.
O que a grávida deve saber?
Bom, para começar toda gestante deve seguir com o pré-natal. Assim como manter uma dieta balanceada e evitar excessos ou intervalos longos em jejum. Naturalmente, nesse estado a nutrição é indispensável.
Fora isso, esse grupo deve ter atenção especial à higiene bucal. Mesmo porque o sistema imunológico delas é mais suscetível às infecções, dentre elas à cárie e gengivite.
Por isso, recomenda-se visitas trimestrais ao consultório odontológico. Exatamente, para prevenir ocorrências desse tipo.
Confira a seguir outras dicas indicadas nesse estágio.
1. Previna-se de quadros infecciosos
Conforme explicado acima, a condição contribui para transtornos dentários.
Mesmo quando todos cuidados de limpeza são seguidos à risca, ocorrências desse gênero podem ter relação com o descontrole hormonal. Algo característico nesse quadro, mas que deve ser tratado para resguardar a gestante.
2. Reduza a chance de surpresas
Ainda assim, sabe-se que quadros não tratados de gengivite estão ligados ao nascimento prematuro.
Logo, mais um motivo para cuidar dessa área. Afinal, nenhuma grávida consciente deseja antecipar a gestação dessa forma.
3. Grávida: controle a ansiedade
Certamente, você já ouviu que a gestante não pode ser anestesiada, na hipótese de tratamentos odontológicos mais complexos.
Pois, trata-se de um mito, claro que nessas condições o cirurgião-dentista deve observar uma série de protocolos específicos, porém todos são válidos para reduzir qualquer desconforto e ansiedade.
Contudo, de qualquer modo, toda gestante deve encontrar alternativas para lidar melhor com suas emoções. Mesmo porque esse controle além de não fazer bem para a mulher ainda afeta o bem. Assim, muitas delas se beneficiam:
- ao incorporar técnicas de relaxamento;
- praticar exercícios moderados;
- bem como devem evitar o consumo exagerado de açúcar em momentos de tensão;
- ao monitorar com frequência a pressão;
- em último caso existe a possibilidade de indicação médica de fármacos específicos para controlar qualquer evento atípico nesse estado.
4. Hidrate-se mais
Por falar em hábitos saudáveis a hidratação, decerto, se inclui nessa opção. Isso porque a água ajuda na desintoxicação do organismo e ainda reduz a chance de infecções oportunistas.
Sem contar que ainda evita infecções urinárias, bem comuns nesse caso. Sendo assim, beba água sempre o seu organismo agradece.
5. Use o fio dental
Outra recomendação que toda grávida deve priorizar é o uso desse acessório. Sim, é indispensável mesmo porque a escova é insuficiente para alcançar a gengiva. Como você já sabe, qualquer descuido na região periodontal favorece o risco de partos prematuros.
Logo, na dúvida é melhor se cuidar. Por falar nisso, não deixe de manter a assiduidade também no dentista durante o pré-natal, assim você evita qualquer evento atípico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!