Dor nos dentes

5 Causas Comuns de Dor nos Dentes

Uma dor de dente pode ser provocada por inúmeros fatores, inclusive alguns que não estão relacionados com a estrutura dentária, mas que podem provocar dor ou sensibilidade nos dentes.

Quer saber mais sobre esses fatores? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, listamos as principais causas associadas a esse desconforto que acomete muitas pessoas todos os dias.

1) Formação de cáries

A presença de cáries é a principal causa associada à dor nos dentes, problema decorrente da má higiene bucal. Essa condição é provocada por bactérias que perfuram os dentes e danificam suas estruturas.

Em estágio inicial, as cáries tendem a ser assintomáticas e passam despercebidas. No entanto, conforme as lesões surgem e evoluem, a inflamação pode chegar ao nervo, causando um incômodo intenso.

Nesses casos, a dor costuma surgir a partir da ingestão de alimentos ou bebidas muito geladas, quentes ou doces. Outros sintomas relacionados são: desconforto ao mastigar, manchas nos dentes e mau hálito.

2) Sensibilidade dental

A sensibilidade dental pode ser a origem da dor nos dentes. Geralmente, esse problema ocorre em função do desgaste do esmalte dental, aumentando a exposição da dentina, uma camada do dente mais vulnerável.

Ainda, esse desgaste pode ser causado por diferentes fatores. Um deles é o bruxismo, condição que se caracteriza pelo hábito de ranger os dentes durante o sono, sendo comumente associado ao estresse e à ansiedade.

3) Problemas na gengiva

As doenças na gengiva, chamadas de doenças periodontais, são outros fatores que provocam a dor de dente. Por exemplo, o surgimento de uma lesão ou ferida no tecido gengival pode expor as raízes dos dentes, causando dor e sensibilidade.

Da mesma forma, o acúmulo de placa bacteriana nas gengivas leva à retração do tecido, devido às inflamações geradas em seus estágios iniciais. Quando não tratada pode evoluir para um quadro mais grave, chamado de periodontite.

4) Abscessos

Os abscessos são inflamações profundas com formação de bolsas de pus que podem surgir em várias partes do corpo, inclusive nas raízes dos dentes. Em casos graves, as bactérias presentes nos abscessos podem ser transmitidas pelo sangue.

Com isso, há o risco de provocar infecção para outras partes do corpo. Entre os principais sintomas causados por um abscesso nas raízes dos dentes são dor no dente, inchaço, sensação de gosto ruim na boca, vermelhidão nas gengivas, febre e até dificuldades para respirar.

5) Sinusite

Um dos problemas que podem levar à dor nos dentes e que não está relacionado às estruturas dentárias é a sinusite. Isso porque trata-se de uma inflamação que afeta as regiões próximas aos dentes, podendo acometer os seus nervos.

Uma forma de saber se, de fato, a dor é causada pela sinusite é verificar se o incômodo se limita a apenas um dente. Quando há a relação, o desconforto é percebido em vários pontos na arcada dentária.

Enfim, existem muitas causas para a dor nos dentes e essas mencionadas são apenas as mais comuns. O melhor a se fazer, caso você sinta esse incômodo com frequência, é buscar a orientação e avaliação de um dentista.