benefícios dos implantes dentários

5 Benefícios Dos Implantes Dentários

Os implantes dentários são tratamentos odontológicos indicados para pessoas que perderam um ou mais dentes. O procedimento consiste na colocação de um pino de titânio, semelhante a um parafuso, no osso maxilar a fim de fixar um dente artificial na boca do paciente.

Por ser um procedimento simples e pelos muitos benefícios que oferece, a colocação dos implantes é cada vez mais comum. Neste artigo, listamos as principais vantagens de optar por esse tratamento odontológico.

1) Promove a melhora da autoestima

O sorriso é um dos principais componentes da harmonia facial. Quando há a ausência de um dente, a estética da face é comprometida, o que impacta diretamente na autoestima do paciente. 

Neste sentido, a colocação de um implante dentário soluciona este problema, devolvendo a estética do sorriso, promovendo a harmonia facial e, consequentemente, melhorando a autoestima da pessoa, permitindo o convívio social.

2) Restaura a habilidade de falar e comer

A mastigação é a parte fundamental do processo de digestão, transformando os alimentos em uma consistência pastosa, facilitando o funcionamento de todo o trato digestivo. Contudo, na ausência de um ou mais dentes, todo esse processo é comprometido.

Assim, ao utilizar uma prótese fixa, a boca consegue se movimentar de qualquer forma, sem atritos indesejados, melhorando a aderência na boca. Com isso, promove a restauração da mastigação adequada, permitindo até sentir o gosto dos alimentos de forma mais intensa.

3) Procedimento é indolor

Diferente do que muitos imaginam, a colocação do implante dentário não é um procedimento invasivo ou dolorido. A odontologia evoluiu e, atualmente, o procedimento é praticamente indolor, exigindo apenas anestesia local para garantir o conforto do paciente.

Além disso, o tratamento é feito no tecido ósseo, área da cavidade oral em que não há muitos nervos, o que reduz a possibilidade de dor. Em resumo, o procedimento é seguro, tranquilo e de rápida recuperação.

4) Sensação de dentes permanentes

Embora seja uma prótese, o implante dentário é capaz de reproduzir fielmente a sensação e função dos dentes naturais. Ainda que a prótese móvel consiga restaurar a estética, não fornece a mesma sensação de sustentação.

Isso porque os implantes dentários são colocados na maxila e mandíbula, integrando-se ao tecido ósseo de maneira semelhante à raiz de um dente natural. Com isso, forma-se uma base firme para a mastigação e demais movimentos.

5) Alta taxa de sucesso e grande durabilidade

Uma das principais características dos implantes dentários é a durabilidade. Geralmente, o procedimento dura por toda a vida. Porém, deve ser realizado por profissionais qualificados e o paciente precisa seguir à risca o pós-operatório.

No que se refere à taxa de sucesso, o tratamento é muito seguro, o que explica o percentual de 98% de procedimentos bem-sucedidos. Quando há algum problema, ele tende a ter relação com a má higiene bucal do indivíduo.

Enfim, se você perdeu um ou mais dentes e gostaria de reverter essa situação, recomendamos que converse com seu dentista sobre a possibilidade da colocação dos implantes dentários. Assim, poderá ter de volta a sua autoestima e o bom funcionamento da arcada dentária.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe