Doença periodontal

4 Sinais de que Você Tem Doença Periodontal

As doenças periodontais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Estima-se que essas condições afetem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo. No Brasil, as doenças periodontais são as principais responsáveis por perdas de dentes em adultos.

Quer saber mais sobre esse assunto? A seguir apresentaremos os principais sinais de alerta no diagnóstico da doença periodontal. Caso tenha interesse, não deixe de ler este post.

Antes, o que é a doença periodontal?

A doença periodontal é uma condição que não atinge especificamente o dente. No caso, é uma doença que afeta os tecidos que envolvem a sustentação da cavidade dentária, chamada de periodonto, que é composto pela gengiva, ligamento periodontal e o osso alveolar.

Esta patologia caracteriza-se como um conjunto de inflamações de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Os responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental.

Durante o quadro, pode ocorrer a perda de inserção do ligamento periodontal e a destruição dos tecidos ósseos adjacentes. A ausência do devido tratamento pode levar até mesmo à perda dos dentes pela ação bacteriana.

Além dessas complicações, a doença periodontal pode causar complicações fora da região bucal. No caso de proliferação de bactérias no local afetado, estas podem migrar para o organismo, atingindo os pulmões e o coração, podendo desencadear outras infecções.

Ademais, vale ressaltar que a doença periodontal tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e em fumantes.

4 sinais que você tem doença periodontal

• 1- Mau hálito constante: Sabemos que o mau hálito pode ter diversas causas, porém uma das principais é o acúmulo de velhas partículas de alimentos que se acomodam entre os dentes e abaixo da gengiva. Estas são as que levarão à periodontite.
  • 2- Sangramento excessivo e constante da gengiva: uma gengiva que sangra durante a escovação, ao usar o fio dental ou enquanto você come é um dos sintomas mais comuns da infecção periodontal. As toxinas que se acumulam na placa causam uma infecção bacteriana que deixa os tecidos da boca propensos ao sangramento.
  • 3- Dentes frouxos: No quadro de periodontite, o tecido gengival que sustenta os dentes fica debilitado devido à acumulação de placa danificando assim os tecidos do osso causando o afrouxamento dos dentes, que podem se movimentar ou até mesmo cair.
  • 4- Gengiva retraída: a periodontite, pode provocar a retração da gengiva e a perda dos dentes. Neste ponto, somente uma escovação adequada não será suficiente para tratar o problema. O dano pode ser irreversível e precisa ser avaliado por um dentista.

Existe alguma forma de prevenção da doença periodontal?

Remover a placa bacteriana, na grande maioria dos casos, é a chave para a prevenção da doença periodontal e melhorar a saúde bucal. Para isso recomenda-se boa escovação e uso constante do fio dental. Geralmente também são recomendados antissépticos bucais devidamente prescritos a fim de diminuir a quantidade de placa em sua boca.

.

Por fim, neste post você ficou por dentro dos principais sinais que identificam a presença de doença periodontal. Portanto, caso perceba qualquer anormalidade citada, procure imediatamente um profissional qualificado.