coroas dentárias

4 Dicas Práticas Para Cuidar De Suas Coroas Dentárias

Fazer uso de dispositivos como coroas dentárias, próteses, aparelhos ortodônticos, dentre outros, exige muita atenção ao processo de higiene bucal. Nesses casos, maus hábitos de higiene causam grande acúmulo de placa bacteriana, gerando complicações graves como, doenças periodontais. No entanto, existem práticas que podem auxiliar no cuidado e higiene destes dispositivos.

Quer saber mais? Neste post, apresentaremos as principais dicas sobre este assunto. Portanto, caso tenha interesse, não deixe de continuar a leitura.

O que são coroas dentárias?

As coroas são dispositivos produzidos a partir dos moldes retirados da arcada dentária do paciente, após avaliações de um dentista, buscando o resultado mais semelhante possível ao natural, atendendo às necessidades pré definidas, podendo promover um sorriso mais harmônico simétrico.

Para que servem as coroas dentárias?

Uma coroa dentária geralmente é planejada para substituir um ou mais dentes na boca do paciente. Pode ser aplicada sobre um implante dentário, sobre um dente que já está enfraquecido ou uma ponte dentária.

Nos casos onde a coroa dentária cobre um dente enfraquecido, é realizado o desgaste do dente já existente para que ela o cubra, favorecendo assim a sua fixação.Já nos casos de substituir um ou mais dentes, primeiro o cirurgião dentista realiza o implante de um pino nos espaços, para que posteriormente a coroa seja fixada.

Quais os principais tipos de coroas dentárias?

Pelo fato de precisar envolver o dente, é necessário algo que a fixe coroa nele. Uma série de materiais podem ser utilizados para essa finalidade, lembrando que eles podem interferir no resultado estético. Veja a seguir os principais tipos de coroa dentária:

  • Zircônia: Nesse modelo, não há a presença de metal na estrutura interna, deixando-a da mesma cor do dente natural. Além disso, o material não causa manchas na gengiva, nem alergia.
  • Metal: O tipo coroa dentária cada vez menos escolhido pelos pacientes. A principal razão está no fator estético, já que a cor do metal se destaca muito comparada a cor natural dos dentes. 
  • Provisória: A coroa dentária provisória é feita em resina acrílica, podendo ser feita no próprio consultório. É usado em casos de emergência para pacientes que precisam sair do consultório odontológico reabilitados, mesmo que provisoriamente.
  • Cerâmica: Feitas inteiramente em porcelana, o que as torna ainda mais parecidas com os dentes naturais, por isso, são muito indicadas no tratamento dos dentes da frente.
  • Metalocerâmica: No caso das coroas dentárias metalocerâmicas, a fixação é feita em uma infraestrutura de metal, que é coberta por cerâmica. A resistência faz deste tipo o mais utilizado. 
  • Resina: Trata-se de uma das opções mais comuns, devido ao custo ser mais baixo. Vale ressaltar que a resina é um material poroso, que absorve substâncias com facilidade, e isso pode fazer com que a coroa seja fonte de mau hálito em caso de má higiene.

4 Dicas práticas para cuidar de suas coroas dentárias

Uma vez colocadas as coroas dentárias podem durar por até 20 anos se receberem os devidos cuidados. É fundamental estar atento aos hábitos de higiene bucal e evitar sobrecarga nessa estrutura.

1- Usar a escova certa-

Recomenda-se utilizar uma escova com cerdas macias para minimizar o impacto sobre o esmalte e as peças fixadas. Os movimentos devem ser suaves e delicados para que não haja desgaste ou dano ao material.

2- Evite alguns alimentos-

Alimentos moles e pegajosos devem ser evitados, pois tendem a ficar presos entre os dentes, gerando um acúmulo maior de placa bacteriana. Nesse sentido, é bom consumir alimentos fibrosos, como algumas verduras e frutas, que auxiliam na limpeza dos dentes e da gengiva.

3- Use fio dental diariamente-

A utilização de fio dental é muito importante pelo fato de alcançar espaços que a escovação não atinge, melhorando significativamente a limpeza bucal. É importante ressaltar a necessidade da higiene da parte de trás das coroas de acordo com o posicionamento.

4- Visite regularmente o seu dentista-

O acompanhamento profissional é fundamental. Mesmo com todo cuidado e atenção na higiene das coroas dentárias, alguns resíduos somente o dentista conseguirá remover mediante a limpeza em consultório.

Então, com a leitura deste texto, você ficou por dentro dos principais cuidados com a higiene de suas coroas dentárias. Portanto, em caso de qualquer anormalidade, procure imediatamente o seu dentista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe