higiene periodontal

4 dicas para a higiene periodontal

A higiene periodontal é muito importante para preservar a saúde bucal, contribuindo para evitar doenças que podem causar sérias consequências. Consiste na melhor alternativa para prevenção e para manter os dentes saudáveis.

Nesse contexto, a gengiva tem um papel importante para dar sustentação aos dentes e não deve ser negligenciada na hora de fazer a higiene bucal. Sendo assim, é imprescindível adotar hábitos para uma higienização completa.

Se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja saber como cuidar melhor da sua saúde bucal, esse post vai ajudar! Confira dicas valiosas para a higiene periodontal e saiba como garantir uma limpeza adequada no dia a dia e prevenir diversas doenças!

A importância da higiene periodontal

Ter um sorriso saudável e bonito não está relacionado apenas a ter dentes claros e harmoniosos. A gengiva tem grande influência e também merece atenção, principalmente para uma higienização adequada.

Um dos principais causadores de doenças periodontais são as placas bacterianas, causadas pela falta de higiene da gengiva. Funciona como um gatilho para inflamações como a gengivite e posteriormente a periodontite, que é uma doença séria.

Dessa forma, cuidar da higiene é a melhor maneira para prevenir doenças e evitar riscos que possam fragilizar os dentes e causar grandes desconfortos.

4 dicas para cuidar da higiene periodontal

A higiene periodontal é muito importante para a saúde bucal, pois é na gengiva que muitos problemas se desenvolvem devido a falta de cuidados e limpeza diária. Por meio de atitudes simples é possível manter a gengiva e os dentes higienizados e saudáveis, contribuindo para prevenir muitas complicações.

Veja cuidados eficazes para cuidar da higiene periodontal!

1. Utilize o fio dental regularmente

O fio dental ajuda na remoção de placas e prevenção do tártaro entre os dentes, alcançando locais que a escova não tem a mesma eficiência. É recomendável utilizar o fio dental no mínimo uma vez ao dia, antes de escovar os dentes e não se esqueça da higienização da língua.

2. Escove bem os dentes

Escovar os dentes logo após as refeições é fundamental, mas a escovação deve ser feita da forma correta para remover as placas bacterianas. Não use muita força para escovar os dentes para não ferir a gengiva, faça movimentos suaves, delicados e complemente a limpeza com um enxaguante bucal, que ajuda a remover bactérias.

3. Evite o tabagismo

O hábito de fumar causa diversos malefícios a saúde e se tratando da higiene bucal, é um fator de risco a periodontite, que pode causar a perda dos dentes. O ideal é buscar alternativas para reduzir o tabagismo e adotar uma vida mais saudável.

4. Vá ao dentista regularmente para fazer a limpeza profissional

A limpeza profissional é completa e remove todas as placas e impurezas que não são totalmente eliminadas na higienização em casa. Além disso, o profissional faz uma avaliação bucal, verificando se existe algum problema para tratá-lo antes que se desenvolva, por isso, é recomendável fazer a limpeza profissional duas vezes ao ano.

Mudar de hábitos e dar mais atenção a higiene periodontal é o segredo para um sorriso saudável e bonito, além de prevenir doenças que colocam os dentes em risco. Portanto, agora que viu dicas importantes, não deixe de cuidar bem da saúde bucal.