periodontite

4 cuidados para prevenir a periodontite

A periodontite é uma doença muito comum entre os adultos que provoca sintomas desagradáveis e compromete a saúde bucal. Em quadros mais graves, a doença pode causar a perda dos dentes ou o desenvolvimento de doenças sistêmicas.

Embora seja considerada um problema sério possui tratamentos eficientes, que auxiliam a restaurar a saúde dos dentes e gengiva. No entanto, o diagnóstico precoce e cuidados de rotina são essenciais.

A prevenção é a melhor forma de evitar qualquer complicação para a saúde bucal e estética do sorriso. Pensando nisso, confira neste post informações importantes sobre a periodontite, além de 4 dicas para prevenir a doença!

O que é a periodontite

Considerada uma evolução da gengivite, a periodontite é uma doença que afeta a gengiva, causada geralmente pela má higienização ao longo do tempo. Além de afetar a gengiva, a doença atinge também os tecidos que dão suporte ao dente, como o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Os sintomas da periodontite podem se confundir com a gengivite, por isso, é essencial estar atento e procurar ajuda de um dentista, pois em quadros mais graves, a doença pode levar a perda dos dentes.

Os principais sintomas são:

  • aumento da sensibilidade;
  • formação de bolsas nas gengivas;
  • mau hálito;
  • sangramento e dor;
  • alteração no paladar;
  • amolecimento dos dentes.

4 cuidados para prevenir a periodontite

A melhor forma de evitar a periodontite e muitas outras complicações que possam colocar a saúde bucal em risco é adotando hábitos preventivos. Dessa maneira, os benefícios para a saúde vão muito além de prevenir a doença.

Veja o que fazer!  

1. Mantenha uma dieta saudável

A alimentação saudável é fundamental em todos os aspectos da saúde, pois fornece nutrientes importantes para fortalecer o sistema imunológico e aumenta a resistência contra infecções. Com uma dieta balanceada e evitando o tabagismo, você contribui para manter a gengiva e dentes sempre fortes.

2. Cuide da saúde mental

A saúde mental é outro fator que merece atenção especial, pois a sobrecarga psicológica e emocional provocada pelo estresse e problemas cotidianos, podem causar sérios danos ao corpo, de maneira gradativa e silenciosa. Além de ter influência direta na saúde bucal, elevando o risco de surgir a periodontite.

3. Visite o dentista periodicamente

Nas consultas periódicas com o dentista o profissional faz uma avaliação completa da saúde bucal, além de fazer a remoção de placas bacterianas e tártaros. Assim, os principais agentes causadores da periodontite são totalmente removidos, garantindo uma boca saudável e bem higienizada.

4. Mantenha uma boa higiene bucal

O cuidado mais importante para prevenir a periodontite é manter a higienização bucal de qualidade. É indispensável escovar os dentes sempre após as refeições e usando o fio dental regularmente para eliminar sujeiras que possam acumular entre os dentes e a gengiva, causando tártaro e placa bacteriana.

A periodontite é causada pelo avanço da infecção bacteriana na gengiva e se não for diagnosticada precocemente e tratada pode causar consequências sérias, inclusive a perda da dentição. Portanto, mudar de hábitos e cuidar da saúde bucal é imprescindível para permanecer livre de problemas com os dentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe