cárie

4 cuidados para evitar cárie

Elas são inimigas da saúde bucal. Por definição, as cáries dentárias consistem na destruição permanente dos tecidos calcificados dos dentes (esmalte, cemento e dentina). Em resumo, a cárie corresponde ao processo de desmineralização dos dentes.

Essa condição é resultado do ataque dos ácidos produzidos pelas bactérias existentes na boca. A produção de ácidos se intensifica devido consumo excessivo de açúcar e em caso de má higienização oral.

Inicialmente a cárie se apresenta por meio de uma mancha branca na superfície dentária. À medida que avança, quebra uma parte do dente e gera uma cavidade. Se o tratamento odontológico adequado (flúor, obturação, coroa) não for realizado a tempo, pode haver a necessidade de canal ou extração dentária.

Nem sempre a cárie desencadeia sintomas. Entretanto, em alguns casos, resulta em dor local, infecção, amolecimento e perda dos dentes. A boa notícia é que a cárie é uma condição que pode ser prevenida com medidas simples.

Como evitar o surgimento de cárie

Veja, a seguir, os principais cuidados para evitar o surgimento de cáries nos dentes.

Escovar os dentes corretamente

As bactérias encontradas naturalmente na boca transformam os restos alimentares em ácidos. Esses ácidos fermentam e atacam o esmalte dentário, corroendo-o e gerando consequências como inflamação na gengiva. Por isso, é extremamente importante escovar os dentes da maneira correta.

Escove três vezes por dia, após as principais refeições. Priorize o uso de cremes dentais com flúor. Faça movimentos firmes, porém, não agressivos, com a escova. Complemente o processo de higienização com o uso de fio dental, a fim de remover os restos de comida e a placa bacteriana que a escova não alcança completamente.

Modere o consumo de açúcar

Evite a ingestão excessiva de alimentos ou bebidas açucaradas, especialmente as que grudam nos dentes, como balas e chicletes. Refrigerantes e chocolates também potencializam as chances de cáries. Contudo, se o consumo de açúcar não puder ser evitado por completo, procure comer doces depois das refeições, para que os dentes sejam escovados imediatamente depois de ingerir açúcar, diminuindo assim os riscos.

Aposte em alimentos ricos em fibra

Outra dica importante é comer alimentos ricos em fibra, como maçã, cenoura, pepino, salsão e verduras em geral. Eles atuam como espécies de detergentes naturais, pois, durante a mastigação, estimulam a salivação, reduzem a acidez na boca e, consequentemente, previnem a cárie. Ainda sobre alimentação, vale a pena incluir alimentos ricos em cálcio, ferro e potássio para assegurar dentes fortes. Fica a dica!

Visite o dentista uma vez por ano

Outro hábito preventivo fundamental é visitar o consultório odontológico pelo menos uma vez por ano. Além de conferir sua saúde bucal como um todo, ele poderá detectar indícios de cárie e te orientar sobre as melhores técnicas de escovação, uso de flúor, etc.

Quer saber mais sobre as cáries? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe