cirurgia plástica periodontal

3 procedimentos de cirurgia plástica periodontal

Quando se fala em ter um sorriso bonito e bem cuidado, todos logo pensam em manter os dentes brancos e bem alinhados. Entretanto, a gengiva tem papel importante e a cirurgia plástica periodontal pode ser uma ótima alternativa.

A cirurgia existem em diferentes procedimentos e auxiliam no tratamento da retração ou excesso da gengiva, que além de comprometer a saúde bucal, afeta significativamente a estética. É uma cirurgia simples, que pode transformar a aparência de forma positiva.

Se você deseja entender melhor sobre o assunto para procurar um especialista e ter orientações precisas para solucionar os problemas, vamos ajudar! Confira neste post 3 tipos de cirurgia plástica periodontal!

O que é a cirurgia plástica periodontal

É um procedimento cirúrgico considerado simples e seguro, realizado com delicadeza e precisão para corrigir imperfeições no tecido gengival. São um conjunto de técnicas que tem a capacidade de modificar o tamanho, contorno e alinhamento da gengiva.

O procedimento é realizado pelo cirurgião dentista periodontista e contribui para proporcionar uma aparência natural e um sorriso mais harmonioso. Uma cirurgia de pequeno porte com duração média de 2 horas, dependendo do problema a ser corrigido.

Em quais casos a cirurgia é indicada

A cirurgia plástica periodontal é indicada para pacientes que se sentem incomodados com a gengiva e tem desconfortos funcionais ou dificuldades no convívio social. Dessa forma, a cirurgia é a melhor opção para restaurar o bem-estar.

A cirurgia plástica é indicada para os seguintes casos:

  • retração gengival;
  • gengiva em excesso;
  • contorno irregular da gengiva;
  • gengiva escura, acinzentada ou com manchas.

3 tipos de cirurgia plástica periodontal

Para corrigir os problemas na gengiva o periodontista pode utilizar técnicas diferentes, de acordo com o quadro do paciente e problema que precisa ser corrigido. Todos os procedimentos são eficientes e proporcionam ótimos resultados.

Veja as cirurgias plásticas periodontais mais comuns!

1. Gengivoplastia

Consiste em uma cirurgia de remodelagem da gengiva saudável que tem como principal objetivo melhorar a aparência do sorriso. É considerado o procedimento mais simples, onde o profissional faz recortes e reconstruções precisas, aperfeiçoando a estética da gengiva.

2. Gengivectomia

A gengivectomia é um procedimento mais complexo, onde o excesso de pele da gengiva é removido e também existe a possibilidade de trabalhar os ligamentos periodontais e ossos. Proporciona um aspecto mais limpo para o sorriso e a sensação de que os dentes estão mais longos e proporcionais.

3. Reposicionamento da margem gengival

É uma cirurgia indicada para casos de retração gengival onde é realizado um enxerto para cobrir as raízes dos dentes, harmonizando a gengiva. A cirurgia ajuda a direcionar a margem da gengiva para uma posição mais estética e saudável.

Além desses procedimentos, as cirurgias plásticas gengivais também são realizadas para o tratamento de doenças periodontais, auxiliando na regeneração, limpeza de tártaro e placas bacterianas abaixo das bolsas.

Como você percebeu, os procedimentos de cirurgia plástica periodontal vão além de proporcionar um sorriso bonito e harmonioso. Também contribuem consideravelmente para a saúde bucal e para elevar a autoestima e qualidade de vida do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe