fio dental

10 Dicas Para Usar O Fio Dental Corretamente

O fio dental é um acessório imprescindível para quem deseja manter uma boa saúde bucal e evitar as tão temidas doenças periodontais. Porém, não basta apenas passá-lo entre os dentes, é preciso fazê-lo de forma correta.

Neste sentido, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber sobre como fazer a limpeza adequada com este acessório. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Por que o fio dental é necessário?

A higienização completa da boca envolve os dentes, a língua e a gengiva. Embora a maior parte dessas estruturas possam ser acessadas pela escova dental, existem algumas áreas de difícil acesso.

Como a escova dental não chega, as bactérias se desenvolvem e multiplicam nesses lugares. Com isso, você pode ter que lidar não só com as cáries, mas também com inflamações graves como a gengivite e a periodontite.

Dessa forma, o fio dental é um recurso que permite a limpeza dessas regiões, ajudando a eliminar os restos de comida, de placa bacteriana e de resíduos que a escova não remove, mantendo os dentes limpos e as gengivas saudáveis.

Qual tipo de fio dental usar?

Atualmente, é possível encontrar no mercado dois principais tipos de fio dental: fio de nylon (multifilamento) e o fio PTFE (monofilamento). No primeiro caso, podem ser encerados ou não, com diferentes sabores e, se os dentes forem muito juntos, desfiam com mais facilidade.

Por outro lado, o fio PTFE, que é mais caro, desliza com facilidade entre os dentes, mesmo em pequenos espaços, e não rasga e nem desfia. No entanto, os dois tipos são eficientes na limpeza dos dentes e na eliminação de resíduos.

Como usar o fio dental?

Para garantir uma higienização eficaz, não basta apenas passar o fio dental entre os dentes. Quando não utilizado corretamente, muitos dos restos de alimentos permanecem no local. Por isso, preparamos um passo-a-passo de como usar este acessório:

  1. Tire um pedaço de até 60 cm de fio dental, pois fica mais fácil segurá-lo e sempre terá uma parte limpa para ser usada em cada dente;
  2. Enrole as pontas nos fios dos dedos médios. Dê várias voltas em torno do dedo e deixe apenas um pedaço pequeno esticado. Porém, cuidado para não apertar demais e se machucar. Use para cada dente um pedaço de até 7,5 cm de fio;
  3. Para começar, inicie pelos dentes da frente e de cima e depois passe para as laterais, começando pelo lado esquerdo e depois o direito, ou vice-versa. Complete toda a arcada superior;
  4. Desça para os dentes inferiores, sempre começando pela frente e, em seguida, para os lados;
  5. Passe o fio entre os dentes até o final e faça o movimento de vai e vem de baixo para cima, rente ao dente como se quisesse remover algo. Não force o fio dental contra a gengiva para evitar sangramentos;
  6. Uma dica para tirar toda a placa dos dentes é fazer uma curva em forma de “C” com o fio dental em torno do dente. Vá o mais fundo que conseguir na linha da gengiva, sem causar muita dor;
  7. Passe o fio de oito a dez vezes entre os dentes, com movimento de cima para baixo;
  8. Ao acabar um dente, passe para o próximo imediatamente ao lado, com um pedaço novo e limpo do fio. Quando acabar o primeiro pedaço, desenrole do dedo e faça uma nova linha de fio limpo;
  9. Não deixe de limpar os molares. Abra bem a boca e encaixe o fio, esfregando bem;
  10. Enxague a boca com água ou enxaguante bucal depois que terminar de passar o fio dental. Essa medida é muito importante, pois pode garantir a eficácia ou não de toda a limpeza.

Enfim, se você não sabia como usar o fio dental ou se tinha dúvidas, com a leitura deste texto já sabe exatamente como proceder. Portanto, insira esse cuidado na sua rotina e garanta uma higienização bucal correta e eficiente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe