raspagem supra e subgengival

Raspagem supra e subgengival: entenda a diferença

A raspagem supra e subgengival é um procedimento realizado com o intuito de retirar o tártaro dos dentes e da gengiva, além de tratar e prevenir processos infecciosos na gengiva. Esse é um procedimento importante, pois o tártaro pode causar inflamações sérias como a gengivite e a periodontite.

O tártaro, ou cálculo dental, é formado pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes que foi calcificada. Pode ser dividido em dois tipos, o supragengival e o subgengival.

O tártaro supragengival fica na parte visível dos dentes e próxima às gengivas. Apresenta consistência dura, áspera e coloração amarelada.

O tártaro subgengival não é visível a olho nu, visto que está localizado abaixo da borda das gengivas. Somente o dentista, com instrumentos adequados, é capaz de visualizar e fazer a remoção.

Qual a diferença entre a raspagem supra e subgengival?

O procedimento para a raspagem de retirada do tártaro pode durar uma ou mais sessões, variando de acordo com o acúmulo e a localização do tártaro. A raspagem pode ser realizada de duas formas.

  • Raspagem supragengival: neste procedimento, é feita a retirada do tártaro mais visível do dente. A remoção é realizada por instrumentos manuais, como os extratores de tártaro ou com o uso de um ultrassom odontológico.
  • Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva. Nos casos mais graves, pode ser feita curetagem para a remoção do tecido necrosado.

Para garantir a eficácia e prevenir infecções, é recomendado que o indivíduo faça uso de medicamentos após a raspagem subgengival.

Para quais casos a raspagem é indicada?

A raspagem supra e subgengival é indicada para casos informados em seguida:

  • acúmulo de tártaro nos dentes;
  • inflamações na gengiva;
  • retração gengival, quando a raspagem é indicada para melhorar a estética e prevenir infecções;
  • Periodontite.

Quando a raspagem supra e subgengival deve ser realizada?

A raspagem deve ser realizada conforme a indicação do dentista. É importante que o indivíduo preste atenção a qualquer alteração nas gengivas. Caso elas fiquem mais sensíveis e sangrem com facilidade, pode ser indicada a raspagem.

Mesmo que a pessoa não apresente nenhum desconforto, é fundamental ir regularmente ao dentista. Pelo menos a cada seis meses ao ano, para que seja feita uma avaliação dos dentes e das gengivas.

Caso o indivíduo tenha condição de saúde bucal mais precária ou tenha histórico de periodontite, sensibilidade dental, diabetes ou tabagismo, a visita ao dentista deve ser feita em um intervalo menor.

A melhor forma de prevenir os tártaros e outras doenças periodontais é por meio de higienização bucal eficiente. Por isso, deve-se escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia e utilizar o fio dental após as refeições.

A raspagem supra e subgengival também é indicada como medida de prevenção e de manutenção para a saúde bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe